A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul implementa oficialmente a intimação por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, conforme estabelece a Portaria Normativa nº 222/2024, divulgada nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial do Estado. A medida vale apara todo o estado.
A medida, assinada pelo delegado-geral Lupersio Degerone Lucio, busca modernizar os procedimentos policiais, utilizando tecnologia para agilizar comunicações e economizar recursos.
O método será aplicado nos casos em que o intimado tiver concordado previamente, por meio de termo de adesão registrado no Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO), durante a elaboração de boletins de ocorrência. A novidade permite à Polícia Civil enviar intimações diretamente pelo aplicativo, otimizando tempo e reduzindo deslocamentos desnecessários de equipes de investigação.
De acordo com a portaria, o uso do WhatsApp se fundamenta nos princípios constitucionais da eficiência, economicidade e celeridade processual. Além disso, a iniciativa foi inspirada em experiências bem-sucedidas de outros estados brasileiros.
Além da economia de recursos, a medida atende ao Termo de Cooperação Mútua firmado entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp) e o Tribunal de Justiça do Estado, que previa o uso de tecnologias para tornar os processos investigativos mais ágeis.
A Polícia Civil, no entanto, reforça que não solicita dados pessoais, bancários ou sigilosos por meio de mensagens eletrônicas. O site oficial da instituição manterá a lista de delegacias e seus respectivos números de WhatsApp para consulta pública, garantindo a transparência do processo.
Como funciona o novo sistema?
Para garantir segurança e autenticidade, o processo de intimação observará os seguintes critérios:
- O número de telefone utilizado deve ser previamente confirmado como pertencente ao intimado
- As delegacias estaduais terão perfis no WhatsApp padronizados, com o brasão oficial da Polícia Civil, nome da unidade e a identificação “PCMS”.
- As mensagens enviadas incluirão informações detalhadas, como nome e cargo do policial remetente, número do boletim de ocorrência, e, se aplicável, endereço, data e horário de comparecimento.
- A confirmação da intimação ocorrerá quando o aplicativo indicar que a mensagem foi lida ou mediante outra forma válida que comprove o recebimento. Caso o intimado não compareça, mesmo após ter ciência do chamado, novas tentativas de intimação serão realizadas.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Adolescente de 14 anos escapa ileso de tiroteio em Sonora
Imagens de câmeras de segurança registram o momento em que dois homens atiram contra o jovem; polícia investiga possível ligação com briga de facções
Publicado em 22/11/2024 às 09:30 - Atualizado em 22/11/2024 às 09:57 - Por Maria Paula
Mulher é esfaqueada pelo companheiro e ambos são transferidos de Coxim para Campo Grande
Vítima e agressor foram socorridos e transferidos para Campo Grande devido à gravidade dos ferimentos; Delegacia de Atendimento à Mulher investiga o caso
Publicado em 22/11/2024 às 09:04 - Atualizado em 22/11/2024 às 09:09 - Por Maria Paula
PM intensifica combate à violência contra crianças em Chapadão do Sul, Costa Rica e Paraíso das Águas
Durante o Dia “D”, as ações foram ampliadas para prevenir todas as formas de violência contra menores. Foram realizadas fiscalizações em diversos locais e abordagens a pessoas suspeitas, mas nenhuma irregularidade foi encontrada
Publicado em 21/11/2024 às 08:56 - Atualizado em 21/11/2024 às 08:59 - Por Maria Paula
Ministério Público pede internação de adolescente que atirou em duas jovens em Chapadão do Sul a mando de facção criminosa
Segundo a Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), o ataque foi premeditado como uma retaliação de uma facção rival com a qual as vítimas estavam relacionadas
Publicado em 19/11/2024 às 09:43 - Atualizado em 19/11/2024 às 10:03 - Por Maria Paula