Ministério da Saúde antecipará entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina ao SUS até dezembro

Acordo com a Novo Nordisk garante reforço no abastecimento e continuidade do tratamento para pacientes com diabetes

Imagem de compartilhamento para o artigo Ministério da Saúde antecipará entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina ao SUS até dezembro da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Ministério da Saúde anunciou que, até o final de dezembro, 1,8 milhão de unidades de insulina serão entregues antecipadamente ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um acordo com a farmacêutica Novo Nordisk. A entrega corresponde a 93% do volume contratado inicialmente para este ano, sendo que a previsão inicial era de apenas 50%.

Essa medida visa assegurar o fornecimento contínuo do medicamento aos pacientes atendidos pela rede pública de saúde. A produção da Novo Nordisk no Brasil, localizada em Montes Claros (MG), é responsável por 15% do fornecimento mundial de insulina. A fábrica, a maior da América Latina, emprega cerca de dois mil funcionários.

A pasta também reforçou que, até outubro de 2024, o SUS distribuiu 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de unidades de insulina regular para todo o país, atendendo a demanda de estados e municípios.

O Ministério destaca ainda que, apesar da escassez mundial do insumo, a situação tem sido gerida de forma a garantir o abastecimento ininterrupto.

Pacientes que encontram dificuldades para acessar a insulina, especialmente em farmácias privadas, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar o medicamento.

Fonte: MS Todo Dia 
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Você também pode gostar de ler