Referência nacional e internacional em energia renovável, MS promove fórum internacional sobre bioenergia

Em evento, Governo destacou objetivo ambicioso de zerar as emissões de carbono até 2030, meta apresentada na COP em 2017

Imagem de compartilhamento para o artigo Referência nacional e internacional em energia renovável, MS promove fórum internacional sobre bioenergia da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Referência nacional e internacional em energia renovável, Mato Grosso do Sul reuniu, nesta sexta-feira (29), representantes de empresas multinacionais, lideranças setoriais e autoridades estaduais para discutir os avanços e desafios globais no setor de energias renováveis.

O evento, realizado na Casa da Indústria, em Campo Grande, destacou a importância da ciência e tecnologia na ampliação da produção de energias sustentáveis, além de reforçar o papel do Estado na transição energética.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jayme Verruck, o Estado já é um exemplo na produção de bioenergia, com 95% de sua energia proveniente de fontes renováveis.

Entre os principais destaques está a produção de etanol de milho, biogás e biometano, estudos para Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e hidrogênio verde.

O secretário também destacou o objetivo ambicioso do Estado de zerar as emissões de carbono até 2030, meta apresentada na COP em 2017. "Na época, muitos duvidaram, mas mostramos que a transição é possível com planejamento e investimentos em tecnologia", ressaltou Verruck.

Daniel Vargas, doutor em Direito pela Universidade de Harvard, destacou que Mato Grosso do Sul exporta 52% da energia que produz para a rede nacional e que o objetivo é ampliar essa contribuição. Ele enfatizou a necessidade de atrair tecnologias emergentes para competir no cenário global:

“Temos a rota do biometano, mas enfrentamos concorrência. É essencial discutir ciência, tecnologia e inovação para garantir nossa competitividade.”

O Fórum de Bioenergia, organizado pelo Lide-MS e pela Biosul, contou com o apoio do Sistema Fiems e da Reflore. O evento destacou a relevância das parcerias entre governo, setor privado e instituições de pesquisa para consolidar o Estado como líder em energia renovável e descarbonização.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler