Brasil tem aumento de 23,6% no número de médicos, aponta IBGE

Crescimento se reflete principalmente na rede privada e no número de enfermeiros

Imagem de compartilhamento para o artigo Brasil tem aumento de 23,6% no número de médicos, aponta IBGE da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Brasil registrou um aumento de 23,6% no número de médicos entre 2019 e 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O país passou a contar com 502,6 mil médicos, 363,1 mil enfermeiros e 952,6 mil técnicos de saúde. Esse aumento é mais expressivo na rede privada, onde o número de médicos que não atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 29,7%.

Os dados estão na Síntese de Indicadores Sociais 2024, que analisa a evolução de diversas áreas no Brasil, como saúde, educação e mercado de trabalho. Em relação à distribuição de médicos, o Brasil possui atualmente 23,7 médicos para cada 10 mil habitantes, um número maior do que em países como a República Dominicana e a Turquia, mas abaixo do México e Canadá.

Além do aumento no número de médicos, a pesquisa também mostrou que o número de enfermeiros aumentou em 39,2% nesse período. A pandemia de covid-19 teve grande influência nesse crescimento, que também afetou o aumento de leitos hospitalares especializados, como os de UTI, que cresceram 30% desde o início de 2020.

Em relação às mortes no Brasil, o estudo revelou um aumento de 8,4% no número de óbitos de 2019 para 2023, com destaque para as mortes por câncer e doenças do coração. A covid-19 ainda contribuiu para mais de 10 mil mortes no ano passado, apesar de a pandemia ter sido declarada encerrada.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Reprodução/Freepik

Você também pode gostar de ler