Trevo onde atletas morreram em acidente já registrou outras tragédias; população pede melhorias

Batida entre caminhão e ônibus, com duas mortes e 14 feridos de Camapuã, reacendeu debates sobre falta de radares e duplicação na BR-163

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A rotatória que liga Bandeirantes, Camapuã e São Gabriel do Oeste, no entroncamento das BRs 163 e 060, voltou a ser cenário de tragédia. Na noite de domingo (8), uma colisão entre um caminhão e um ônibus escolar tirou a vida de duas jovens jogadoras de futsal, Kamilly Camargo e Marcela Andressa, e deixou outras 16 pessoas feridas, reacendendo o debate sobre a segurança no local.

Conhecida pelo histórico de acidentes graves, a rotatória é alvo de críticas da população das três cidades, que cobra mais fiscalização e a instalação de radares. Em redes sociais, moradores também pediram a duplicação da BR-163, que, apesar de ter trechos próximos a Bandeirantes e São Gabriel do Oeste duplicados, teve apenas recapeamento no local do acidente.

O ônibus transportava 11 atletas de futsal, além de outras pessoas, a motorista e uma criança, que voltavam de um campeonato em São Gabriel do Oeste. Durante o retorno, o veículo foi atingido por uma carreta. Duas atletas morreram no local, e outras cinco foram transferidas em estado grave para Campo Grande, onde duas passaram por cirurgia.

No total, 16 vítimas foram socorridas, algumas com fraturas graves. A CCR MSVia, concessionária da rodovia, informou que o tráfego foi desviado pelas alças do trevo e liberado por volta das 23h01.

Medidas paliativas e reclamações

Em nota, a CCR MSVia afirmou que todos os 13 radares previstos no contrato de concessão estão operacionais e que a substituição de equipamentos antigos está em processo de aprovação pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A concessionária também destacou ações como reforço na sinalização e campanhas de conscientização.

"Em relação à instalação de radares, a Concessionária esclarece que o contrato de concessão prevê a operação de 13 equipamentos, sendo que todos estão em funcionamento. Outros radares instalados anteriormente e não previstos originalmente no contrato foram desativados para atualização tecnológica, e a Concessionária está em processo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a substituição por modelos que atendam às normas atuais mediante inclusão no contrato".

"Enquanto aguarda as aprovações necessárias, a CCR MSVia tem implementado medidas como reforço de sinalização, instalação de sistemas de alerta, e monitoramento intensivo por 477 câmeras. Também continua ativamente na realização de campanhas de conscientização, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal na fiscalização de velocidade por meio de radares portáteis". 

"A CCR MSVia reforça seu compromisso com a segurança viária e com a prestação de serviços de qualidade a todos os usuários da BR-163/MS, em seus 845,4 quilômetros de extensão".

Fonte: TopMídiaNews/MS Todo Dia

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