Banco Central moderniza boleto e permite pagamento via Pix a partir de fevereiro

Novidade traz mais rapidez e segurança para transações financeiras no Brasil

Imagem de compartilhamento para o artigo Banco Central moderniza boleto e permite pagamento via Pix a partir de fevereiro da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (12) a aprovação de uma resolução que moderniza o pagamento de boletos, permitindo o uso de métodos como o Pix. A novidade, que entrará em vigor em 3 de fevereiro de 2024, promete facilitar o processo de pagamento, tornando-o mais ágil e seguro.

Com a nova resolução, os boletos passarão a contar com um código QR específico para facilitar o pagamento via Pix, uma operação que ocorre de forma instantânea, ao contrário do processo tradicional, que pode levar dias. O código QR já estará disponível de forma experimental nos boletos a partir de agora, e a regulamentação completa será finalizada em 2025.

Além dessa inovação, o BC também anunciou a criação do boleto dinâmico, uma ferramenta mais segura para pagamentos de dívidas representadas por títulos como a duplicata escritural. Essa modalidade permitirá que o pagamento seja vinculado digitalmente ao título, garantindo que os recursos cheguem ao verdadeiro credor, sem riscos de erros ou fraudes.

Essas mudanças fazem parte do esforço do Banco Central para modernizar o sistema financeiro brasileiro, dando mais segurança e eficiência às transações, especialmente em operações envolvendo pequenas e médias empresas.

Fonte: MS Todo Dia/Agência Brasil
Foto:Agência Brasil

Você também pode gostar de ler