Dengue já causou 32 mortes em Mato Grosso do Sul em 2024; duas em Chapadão do Sul

Estado registra mais de 16 mil casos confirmados de dengue e alerta para Chikungunya com 923 diagnósticos positivos

Imagem de compartilhamento para o artigo Dengue já causou 32 mortes em Mato Grosso do Sul em 2024; duas em Chapadão do Sul da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul registrou 19.575 casos prováveis de dengue em 2024, com 16.176 confirmações da doença, segundo o boletim da 50ª semana epidemiológica divulgado nesta sexta-feira (20) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Até o momento, 32 mortes foram confirmadas em decorrência da dengue, enquanto outras 17 seguem em investigação. Dois destes óbitos ocorreram em Chapadão do Sul.

Os óbitos ocorreram em 18 municípios, incluindo Campo Grande, Dourados, Bonito e Chapadão do Sul. Das vítimas fatais, 15 apresentavam comorbidades. Nos últimos 14 dias, cidades como Sete Quedas, Amambai e Laguna Carapã apresentaram baixa incidência de novos casos.

Vacinação contra dengue

A vacinação contra dengue já alcançou 117.006 pessoas no estado. Mato Grosso do Sul recebeu 189.910 doses do imunizante do Ministério da Saúde. A campanha é voltada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária mais afetada por hospitalizações decorrentes da doença.

O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A Secretaria de Saúde reforça a importância de imunizar essa população para reduzir os casos graves e óbitos.

Chikungunya

Além da dengue, o estado registrou 2.823 casos prováveis de Chikungunya, com 923 confirmações até o momento. Apesar do número elevado, não houve mortes associadas à doença.

A SES alerta para os riscos da automedicação e orienta que, diante de sintomas de dengue ou Chikungunya, os moradores busquem atendimento em unidades de saúde.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler