Joaquim Alcides Carrijo, mais conhecido como Caquim, conclui um ciclo de seis meses como secretário de Agricultura e Desenvolvimento de Costa Rica. Apesar do curto período, o ex-vereador de cinco mandatos consecutivos fez história, deixando um legado de dedicação e resultados positivos para a agricultura local. Com 72 anos de vida, marcada por dedicação ao setor rural, Caquim foi um meio de ligação entre os produtores e a prefeitura para a transformação do campo em Costa Rica.
Entre os maiores destaques de sua gestão está o Programa Agro Rica, que já se consolidou como uma das principais iniciativas do município, impulsionando a produção local e oferecendo suporte aos pequenos e grandes produtores.
Durante o seu tempo à frente da secretaria, Caquim conseguiu atender cerca de 300 produtores rurais, promovendo ações para melhorar a qualidade de vida e a produção agrícola, como a implementação do projeto "Cinturão Verde", que beneficiou famílias carentes com auxílio desde o plantio até a comercialização de hortaliças, verduras e grãos.
“Foi um trabalho coletivo, e o apoio que recebemos de todos os produtores, colaboradores e do prefeito Cleverson foi fundamental. Fizemos grandes avanços, e o reconhecimento do trabalho que realizamos é a nossa maior recompensa", declarou Caquim, em um vídeo de despedida gravado nesta terça-feira (24). Ele ainda destacou o sucesso das iniciativas do Agro Rica, afirmando que os agricultores estão satisfeitos com os resultados obtidos.
A ligação com o município
Natural de Mineiros, Goiás, Caquim tem uma longa trajetória em Costa Rica, onde a família Carrijo é uma das primeiras a ter se estabelecido na região. Com uma carreira que começou no laticínio Cooperrica e seguiu pelos 20 anos como vereador, ele tem sido uma peça-chave no desenvolvimento de Costa Rica.
Após deixar a política ativa em 2016, Caquim voltou para a fazenda Aroeira, mas sua dedicação ao setor rural o trouxe de volta à administração pública. Em 2022, foi convidado pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos para fazer parte da gestão municipal, inicialmente na Secretaria de Obras, como servidor público.
Em abril de 2024, Caquim assumiu a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento, onde fez a diferença com seu trabalho voltado para o crescimento rural.
Além de coordenar projetos essenciais para o município, Caquim também estabeleceu um canal direto com os produtores, ouvindo suas necessidades e buscando soluções para os problemas, como o tratamento de gado leiteiro e a produção de silagem. Seu trabalho foi reconhecido pela comunidade rural e pelo próprio prefeito.
“Agradeço imensamente pela oportunidade que o prefeito me deu de estar à frente dessa secretaria, que trouxe resultados importantes. Estou feliz por ter contribuído para o crescimento de Costa Rica, e ainda tenho muitos planos para o futuro", conclui Caquim.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria
Você também pode gostar de ler
Com influência direta do fogo, resiliência do Pantanal é marcada por ciclos de cheia, seca e vegetação adaptada
Com 84% da vegetação nativa preservada, o Pantanal sul-mato-grossense é o bioma mais preservado do mundo
Publicado em 13/03/2025 às 07:49 - Atualizado em 13/03/2025 às 07:50 - Por Ana Beatriz Schaedler
Morre Djalma Lucas Furquim, ex-prefeito de Aparecida do Taboado, aos 71 anos
Político não reagiu a tratamento após cirurgia cardíaca; Prefeitura decreta luto oficial de três dias
Publicado em 12/03/2025 às 17:01 - Atualizado em 12/03/2025 às 17:04 - Por Felipe Dias
CCR MSVia tem contrato prorrogado e segue administrando BR-163 em Mato Grosso do Sul
Leilão da rodovia está previsto para maio, com nova assinatura de contrato em setembro
Publicado em 12/03/2025 às 16:26 - Atualizado em 12/03/2025 às 16:44 - Por Felipe Dias
Mato Grosso do Sul registra mais de 1.200 ataques de abelhas em dois anos e SES reforça orientações de prevenção
Nesta semana, um homem foi atacado em Coxim; estado já ultrapassa média de um caso por dia
Publicado em 12/03/2025 às 13:59 - Atualizado em 12/03/2025 às 14:25 - Por Felipe Dias
Com vaga em Coxim, Sebrae/MS abre processo seletivo com salários de até R$ 6,3 mil
Seleção ocorre em três municípios do Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Naviraí e Coxim
Publicado em 12/03/2025 às 11:57 - Atualizado em 12/03/2025 às 11:58 - Por Ana Beatriz Schaedler
Servidores vão às ruas nas 79 cidades de MS com a missão de erradicar extrema pobreza no Estado
Os servidores irão de casa em casa, numa busca ativa por possíveis futuros beneficiários dos programas sociais
Publicado em 12/03/2025 às 08:02 - Atualizado em 12/03/2025 às 08:03 - Por Ana Beatriz Schaedler