Chapadão do Sul encerra dezembro com baixa incidência de dengue, apesar de números altos em 2024

No entanto, segundo boletim epidemiológico, Paraíso das Águas registrou incidência média para a doença nas últimas duas semanas

Imagem de compartilhamento para o artigo Chapadão do Sul encerra dezembro com baixa incidência de dengue, apesar de números altos em 2024 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul já contabilizou 19.473 casos prováveis de dengue em 2024, sendo 16.207 deles confirmados. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), correspondem à 51ª semana epidemiológica. Durante o ano, 32 óbitos foram confirmados em decorrência da doença, enquanto outros 17 permanecem sob investigação.

No boletim, destaca-se que Chapadão do Sul encerrou o ano com uma incidência baixa de casos confirmados de dengue nas últimas duas semanas, com apenas um caso registrado no período. Este é um indicativo positivo para o município, que enfrentou um cenário preocupante ao longo do ano.

Apesar do bom resultado recente, Chapadão do Sul ocupa o terceiro lugar no ranking estadual de incidência alta de casos prováveis acumulados em 2024, ficando atrás apenas de Coronel Sapucaia e Juti. Mesmo com essa posição no ranking anual, a baixa incidência nas últimas semanas sinaliza uma melhoria significativa na situação local.

Enquanto Chapadão do Sul apresenta uma redução expressiva nos casos, Paraíso das Águas registrou incidência média nos últimos 14 dias. Foram notificados 7 casos prováveis no município durante o período.

Mortes por dengue em 2024

Entre os 32 óbitos confirmados em Mato Grosso do Sul, dois ocorreram em Chapadão do Sul. Ambos os casos envolviam pessoas com comorbidades.

A primeira vítima foi uma idosa de 81 anos, que faleceu em fevereiro e tinha hipertensão arterial e diabetes. O segundo óbito foi de uma mulher de 38 anos, registrada em maio, com as mesmas condições de saúde.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler