Paraiso da Águas é a segunda cidade que mais faz uso de agrotóxicos no Estado

Um terço dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros está contaminado pelos agrotóxicos

Imagem de compartilhamento para o artigo Paraiso da Águas é a segunda cidade que mais faz uso de agrotóxicos no Estado da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail
Imagem 63cb3cf8-ada4-4e4d-b50f-062596f74e0a

A cidade de Paraiso da Águas é a segunda cidade que mais faz uso de agrotóxicos. Segundo o painel VSPEA (Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos), que reúne os registros feitos desde 2007, cerca de 4,1 mil notificações envolvendo o uso de agrotóxicos até 2024.


No Estado, entre produtos agrícolas e domésticos, 1,4 mil foram contaminações por uso na agricultura; 1,2 mil por raticidas, menos de 800 por agrotóxicos de uso doméstico e 680 por produtos veterinários.


Painel mostra ainda que o segundo município que mais faz uso é Paraíso das Águas.  Segundo Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), em dossiê lançado durante o primeiro Congresso Mundial de Nutrição, um terço dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros está contaminado pelos agrotóxicos. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, enquanto o cenário mundial aponta para a proibição do uso da maior parte desses produtos. 


Os agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos ou plantas no ambiente rural e urbano, que prejudiquem de alguma forma a produção agrícola. Diversos fatores contribuem para altos índices de contaminação humana e ambiental no Brasil, como, por exemplo, a ampla utilização, o desrespeito às normas de segurança, a livre comercialização e a pressão exercida pelas empresas distribuidoras e produtoras.

Fonte: Jornal Ms Todo Dia


Você também pode gostar de ler