A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) firmou um convênio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no valor de quase R$ 7 milhões para a construção de 655 cisternas em Mato Grosso do Sul. A iniciativa, parte do Programa Cisternas do Governo Federal, beneficiará agricultores familiares, povos indígenas e quilombolas.
O programa busca garantir acesso à água para consumo humano e produção de alimentos em comunidades rurais de baixa renda. Para isso, serão utilizadas tecnologias sociais acessíveis, como cisternas de placas de 16 mil litros e sistemas de captação pluvial.
O secretário-executivo de Agricultura Familiar da Semadesc, Humberto de Mello, destacou que o Estado e, especialmente, a região do Pantanal e o sul de Mato Grosso do Sul enfrentaram estiagens prolongadas e queimadas nos últimos anos, dificultando o acesso à água para pequenos produtores.
"A agricultura familiar foi muito afetada no quesito de acesso às águas. Esta situação ficou muito complicada devido às atividades que estes agricultores desenvolvem", afirmou.
Segundo Mello, as cisternas proporcionarão uma fonte alternativa de água, captada da chuva, além de capacitação para as famílias beneficiadas. "Acessando a água, o agricultor poderá desenvolver rendas para a sobrevivência", explicou.
Os municípios prioritários para a instalação das cisternas já foram mapeados e incluem comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas, assentamentos e quilombos que enfrentaram maior escassez hídrica e decretaram situação de emergência no último ano.
A implantação da tecnologia será realizada por entidades selecionadas por meio de edital, e as cisternas serão construídas em sistema de mutirão.
Como participar
Para ser beneficiado pelo Programa Cisternas, é necessário:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Residir em área rural;
- Não possuir abastecimento regular ou ter acesso precário à água de qualidade.
Fotos: Divulgação MDA
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Reserva natural será criada para proteger a Cachoeira Água Branca que quase desapareceu em Pedro Gomes
Suspensão da licença para hidrelétrica no Córrego Cipó impulsiona criação de RPPN, garantindo preservação da segunda maior cachoeira de MS e fomentando o turismo sustentável
Publicado em 20/01/2025 às 14:32 - Por Felipe Dias
Governo de MS reforça fiscalização agropecuária com novos veículos e fiscais para Iagro
Reforço na fiscalização é um passo fundamental para que MS obtenha o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação
Publicado em 16/01/2025 às 15:50 - Atualizado em 16/01/2025 às 15:58 - Por Felipe Dias