O Governo de Mato Grosso do Sul deu um importante passo para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade com a aprovação do Novo Plano Estadual de Educação Prisional. O propósito é ampliar em 20% o número de reeducandos matriculados em diversas modalidades educacionais, como ensino regular, cursos profissionalizantes e projetos de remição pela leitura.
A educação é fundamental para a ressocialização, pois proporciona novas perspectivas de vida, reduz a reincidência criminal e prepara os reeducandos para o mercado de trabalho. Além disso, o conhecimento adquirido através da educação contribui para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos.
O plano prevê ampliação do acesso à educação com novas turmas, diversificando os cursos profissionalizantes e projetos; Parcerias estratégicas como as secretarias municipais e instituições de ensino públicas e privadass; metas ambiciosas, com formação integral, abrangendo desde a alfabetização até o ensino superior, tanto na modalidade presencial quanto à distância.
Resultados
Segundo dados recentes divulgados pela Diretoria de Assistência Penitenciária, a educação já está fazendo a diferença nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul. Em 2023, mais de 4.700 internos estavam matriculados no ensino regular e superior, e mais de 7.400 participavam do projeto de remição pela leitura. Até 2028, o objetivo é aumentar em 20% o número de reeducandos matriculados em alguma modalidade educacional.
Para a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, a educação transforma a vida das pessoas que se apoderam do conhecimento, podendo mudar seu objetivo de vida e de seus familiares.
Ao investir na educação dos reeducandos, o Estado contribui para a redução da reincidência criminal, o que gera um impacto positivo na segurança pública e na economia. Além disso, a formação de mão de obra qualificada dentro das unidades prisionais contribui para a reinserção social dos egressos do sistema prisional.
Diante disso, o novo Plano Estadual de Educação Prisional representa um avanço significativo na área da ressocialização em Mato Grosso do Sul.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/Agepen
Você também pode gostar de ler
Corpo de morador de Chapadão do Sul é encontrado no Rio Pratinha após dois dias de buscas
Morador desapareceu no fim da tarde de domingo (16), em trecho do rio na região de Chapadão do Céu (GO), próximo à divisa com Mato Grosso do Sul
Publicado em 18/08/2026 às 13:49 - Atualizado em 18/08/2026 às 14:38 - Por Camila Borges
Carros de luxo e rifas: Irmãos Razuk são presos em operação contra lavagem de dinheiro em MS
Investigação apura associação criminosa e exploração ilegal de loterias; carros foram apreendidos em imóveis ligados aos irmãos
Publicado em 18/08/2026 às 09:03 - Atualizado em 18/08/2026 às 09:20 - Por Gabi Ferreira
Motorista tenta desviar, mas atropela idosa em Coxim
Mulher, de 79 anos, teve ferimentos leves; motorista não apresentava sinais de embriaguez
Publicado em 18/08/2026 às 08:01 - Por Gabi Ferreira
Homem é detido após agredir familiares e atacar policiais em São Gabriel do Oeste
Suspeito de 49 anos teria ameaçado familiares, danificado objetos da residência e resistido à abordagem policial com socos e chutes
Publicado em 17/08/2026 às 13:46 - Atualizado em 17/08/2026 às 14:21 - Por Camila Borges
Ex invade casa e tenta matar mulher com faca em Chapadão do Sul
Homem de 31 anos foi contido por populares após invadir residência no bairro Esplanada; antes, ele já havia ameaçado a vítima de morte
Publicado em 17/08/2026 às 09:53 - Atualizado em 17/08/2026 às 10:11 - Por Gabi Ferreira