Ferrovia da Arauco pode ser a 1ª linha shortline do Brasil a sair do papel

Empresa de celulose Arauco planeja iniciar as obras em setembro de 2025; ferrovia de 47 km conectará o projeto Sucuriú Arauco à Malha Norte, em Inocência

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O Mato Grosso do Sul avança em projetos ferroviários estratégicos, com previsão de novas obras e modernização da infraestrutura. Na última quinta-feira (30), o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Semadesc), Jaime Verruck, reuniu-se em Brasília com o secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Cezar Ribeiro, para tratar da construção de novos trechos ferroviários e da revitalização da Malha Oeste.

Um dos destaques da reunião foi a autorização para a construção de uma ferrovia de 47 km, conectando o projeto Sucuriú Arauco à Malha Norte. O processo está em fase de aprovação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com expectativa de resolução até março deste ano.

A empresa de celulose Arauco planeja iniciar as obras em setembro de 2025, marcando a primeira autorização de uma ferrovia shortline no Brasil. "Essa será a primeira autorização de ferrovia shortline do país, ligando a indústria até a Malha Norte, permitindo operações de exportação de celulose", afirmou Verruck. O investimento total da empresa na unidade chega a US$ 4,6 bilhões.

A construção da ferrovia shortline, permitida pelo novo marco regulatório do setor, representa um avanço significativo para o transporte ferroviário nacional, sinalizando um modelo inovador para o país.

Revitalização da Malha Oeste

Outro ponto discutido na reunião foi a revitalização da Malha Oeste, que abrange o trecho entre Corumbá e Porto Esperança. O projeto também prevê a rebitolagem da linha entre Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas, além da construção de um novo trecho ferroviário entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, fundamental para a operação da Suzano.

O plano está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Caso aprovado, os investimentos devem começar no segundo semestre de 2025, com previsão de conclusão em 2026.

Jaime Verruck destacou a importância das ferrovias para a economia de Mato Grosso do Sul. "O transporte ferroviário é essencial para a competitividade do Estado. O fortalecimento da malha ferroviária vai melhorar o escoamento da produção até o Porto de Santos, otimizando a logística e impulsionando a economia regional", concluiu o secretário.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/Semadesc

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