Apesar do calorão de 2024, Costa Rica está entre as cidades com menos dias de calor extremo em MS

Além de Costa Rica, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Camapuã e Bandeirantes registraram entre 40 e 60 dias de calor extremo

Imagem de compartilhamento para o artigo Apesar do calorão de 2024, Costa Rica está entre as cidades com menos dias de calor extremo em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com maior número de cidades que enfrentaram mais de 100 dias de calor extremo em 2024. No entanto, Costa Rica está entre os municípios que registraram menos dias consecutivos de altas temperaturas, variando entre 40 e 60 dias, segundo levantamento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Desastres) com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

No estado, 63 cidades foram atingidas por ondas de calor, com temperaturas acima de 40ºC. Porto Murtinho lidera o ranking com 156 dias de calor intenso e sensação térmica ainda mais elevada. Bonito (155 dias), Jardim e Caracol (152 dias), além de Corumbá (150 dias), também aparecem entre os municípios mais afetados.

Enquanto isso, além de Costa Rica, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Camapuã e Bandeirantes registraram entre 40 e 60 dias de calor extremo. Campo Grande, a capital, ficou na marca de 99 dias, enquanto cidades como Sonora, Pedro Gomes e Cassilândia tiveram entre 70 e 80 dias.

Em nível nacional, a pesquisa revelou que mais de 6 milhões de brasileiros enfrentaram pelo menos 150 dias de calor extremo em 2024. No total, 111 cidades brasileiras registraram mais de cinco meses de temperaturas elevadas, com Mato Grosso do Sul entre os estados mais afetados, ao lado de Pará, Ceará, Tocantins, Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, São Paulo e Maranhão.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler