As inscrições para o concurso público do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) começaram no dia 30 de janeiro e seguem abertas até 18 de fevereiro. O certame oferece 460 vagas em todo o País, mas apenas oito serão destinadas à superintendência de Mato Grosso do Sul.
Os cargos com vagas imediatas no estado são para analista administrativo (3) e analista ambiental (5), com atuação nas áreas de licenciamento, monitoramento e qualidade ambiental.
Além dessas, o edital prevê um cadastro reserva, permitindo a convocação de até 14 classificados para analista administrativo e 22 para analista ambiental, considerando os aprovados nas vagas imediatas. Os salários para ambos os cargos são de R$ 9.994,60.
Em entrevista ao Campo Grande News nesta quinta-feira (6), a superintendente regional do Ibama, Joanice Lube, afirmou que as oito vagas previstas são insuficientes para atender à demanda do órgão.
"É um número de vagas insuficiente, ele não atende a necessidade, mas tem aí a possibilidade de usar os demais classificados dentro dos dois anos de validade do concurso", declarou.
Ainda não há garantia de chamamento além das vagas iniciais, mas Joanice indicou que tentará ampliar as nomeações caso haja viabilidade. Situação semelhante ocorreu em um concurso anterior, quando além das 10 vagas previstas no edital, outras 10 pessoas foram convocadas devido à necessidade do órgão.
A superintendente também destacou a demora para a realização de um novo concurso para analista ambiental. Segundo ela, o último edital para esse cargo foi publicado em 2005, ou seja, há quase 20 anos. Já o último concurso para analista administrativo ocorreu em 2013.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/Ibama