Costa Rica participa de encontra de gestores para alinhamento da Cultura, Esporte e Turismo em MS

Delegação marca presença no evento que define rumos para 2025, fortalecendo laços e promovendo o desenvolvimento regional

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica participa de encontra de gestores para alinhamento da Cultura, Esporte e Turismo em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, se tornou o palco de um importante encontro para o futuro de Mato Grosso do Sul: o Encontro de Gestores Públicos Municipais, no período de 5 a 8 de fevereiro. O evento, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), reuniu gestores de diversas cidades para alinhar diretrizes e promover a troca de experiências nas áreas de cultura, esporte e turismo.

Costa Rica marcou presença com uma comitiva de peso, composta pelo secretário de Esporte e Cultura, Acir Ferreira; pela secretária de Turismo e Meio Ambiente, Dhiully Gargantini Luglio; pela turismóloga, Jaqueline Vargas; pelo coordenador do Museu Iterativo Professor Nelson Silva Soares, André Silva; e pelo chefe de serviços administrativos, Paulo Ricardo. A participação da cidade demonstra o compromisso com o desenvolvimento e aprimoramento dessas áreas, que são pilares fundamentais para a economia e o bem-estar da população.

O encontro, que se torna ainda mais relevante devido à recente renovação de mais de 70% das administrações municipais do estado, visa capacitar os novos gestores, familiarizando-os com as políticas públicas estaduais e promovendo o alinhamento de suas estratégias com as diretrizes do Governo de Mato Grosso do Sul.

Imagem Captura de tela 2025-02-10 073737

Programação

O evento foi estruturado em encontros específicos para cada setor, proporcionando aos participantes um mergulho profundo em cada área. No dia 5, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) apresentou seus editais e políticas de promoção dos destinos turísticos do estado, oferecendo aos gestores a oportunidade de conhecer as ferramentas e recursos disponíveis para impulsionar o turismo em seus municípios.

Nos dias 6 e 7, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FMCS) abordou temas cruciais para o desenvolvimento cultural, como leis de incentivo, convênios, estratégias de comunicação, patrimônio cultural e economia criativa. Os gestores tiveram a chance de debater e trocar ideias sobre como fortalecer a cultura em seus municípios, valorizando o patrimônio e incentivando a produção artística local.

Já nos dias 7 e 8, a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) promoveu o V Fórum Estadual de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, com foco no planejamento estratégico para 2025. O evento contou com a participação do professor doutor Philipe Rocha de Camargo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que ministrou uma palestra sobre planejamento estratégico na gestão esportiva. Os gestores municipais tiveram acesso ao calendário esportivo e às diretrizes para firmar parcerias e acessar convênios, além de debaterem sobre o futuro do esporte no estado.

Integração 

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, enfatizou a importância do evento: “O Encontro de Gestores é uma oportunidade essencial para integrar os gestores municipais com as políticas estaduais e fortalecer as áreas de cultura, turismo e esporte em Mato Grosso do Sul. Acreditamos que a construção coletiva dessas políticas resultará em um estado mais conectado e eficiente”.

O Encontro de Gestores Públicos Municipais se consolida como um espaço de diálogo e construção conjunta, onde gestores, técnicos e especialistas se unem para traçar um futuro promissor para a cultura, o esporte e o turismo em Mato Grosso do Sul. A prefeitura informou que a participação de Costa Rica nesse evento demonstra o compromisso da cidade com o desenvolvimento e o bem-estar da população.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler