Polícia Militar inicia Operação Volta às Aulas na região norte de MS

Ação reforça segurança nas escolas de Coxim e demais municípios durante o retorno das atividades escolares

Imagem de compartilhamento para o artigo Polícia Militar inicia Operação Volta às Aulas na região norte de MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Polícia Militar deu início na manhã deste domingo (17) à Operação Volta às Aulas em Coxim e nas demais cidades da região norte de Mato Grosso do Sul. A ação tem o objetivo de reforçar a segurança de estudantes, professores e funcionários das unidades de ensino, garantindo um ambiente escolar mais seguro no período de retomada das atividades.

Realizada anualmente, a operação envolve policiamento ostensivo e preventivo, além de orientações à comunidade escolar para evitar ocorrências que possam comprometer a ordem pública.

Os policiais atuarão especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos, garantindo maior sensação de segurança e agindo de forma repressiva quando necessário, sempre observando os direitos dos cidadãos.

Escolas estaduais retomam atividades nesta segunda-feira

O ano letivo de 2025 começa nesta segunda-feira (17) na Rede Estadual de Ensino (REE), com mais de 180 mil estudantes retornando às aulas em 348 unidades escolares espalhadas pelo Mato Grosso do Sul. Na região norte, escolas de Coxim, Rio Verde, Pedro Gomes e Alcinópolis estão entre as que retomam as atividades.

Como parte da preparação para a volta dos alunos, as unidades escolares realizaram planejamento pedagógico e a Jornada Formativa, voltada para mais de 25 mil servidores da educação em todo o Estado. O tema deste ano, "A Educação começa no cuidado", destaca a importância do acolhimento no ambiente escolar.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, enfatizou a importância da preparação para o novo ano letivo. "Esse trabalho, realizado nas últimas semanas, foi pensado para receber, com todo o carinho, nossos alunos para mais um ano que se inicia", afirmou.

Além da capacitação dos profissionais, a infraestrutura das escolas também recebeu atenção especial. Em 2024, mais de 100 unidades foram beneficiadas com reformas e melhorias, incluindo readequações elétricas e hidráulicas. A distribuição dos kits escolares também foi antecipada, permitindo que os alunos recebessem o material antes do início das aulas.

Entre as novidades para 2025, destaca-se a ampliação da oferta do Ensino em Tempo Integral, com foco na educação fundamental. Foram abertas 15 mil novas vagas, sendo 12 mil para o Ensino Fundamental, e a modalidade passará a atender 61,2% das escolas da Rede Estadual. Com essa expansão, o número total de estudantes matriculados no regime de tempo integral poderá chegar a 52 mil.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/PMMS

Você também pode gostar de ler