Governo e Ministério das Mulheres discutem reformulação da Casa da Mulher Brasileira

Riedel reconheceu falhas estruturais e operacionais no atendimento às vítimas de violência e destacou a necessidade de reformulação

Imagem de compartilhamento para o artigo Governo e Ministério das Mulheres discutem reformulação da Casa da Mulher Brasileira da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, discutiram na manhã desta terça-feira (18) a reformulação dos processos de atendimento e gestão da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande. O encontro contou com a participação de equipes técnicas do Governo Federal e da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) para definir prioridades e promover melhorias nos serviços prestados.

Durante a reunião, Riedel reconheceu falhas estruturais e operacionais no atendimento às vítimas de violência e destacou a necessidade de reformulação dos processos. “

Nós falhamos enquanto Estado, as diversas instituições. Não é a questão de uma pessoa em específico, é o processo, a informação, a tecnologia e o equipamento. A ministra vem para corroborar e observar pontos de melhoria que temos discutido. Designei o nosso vice-governador Barbosinha para acompanhar a ação e as medidas”, afirmou o governador.

A ministra Cida Gonçalves ressaltou que um dos principais desafios enfrentados pela Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande é a falta de integração entre os sistemas internos, o que compromete a eficiência do atendimento. “As falhas são de toda a estrutura organizacional da casa. O sistema tecnológico ainda está aquém do necessário para atender as mulheres em situação de violência. Quero dizer às mulheres de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul que acreditem nesse serviço. Não desistam. Estamos aqui para melhorar”, declarou.

O Governo do Estado reafirmou o compromisso de aprimorar o funcionamento da unidade e unificar os processos para garantir maior eficiência no atendimento. A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi a primeira do país, inaugurada em fevereiro de 2015. Além dela, Mato Grosso do Sul conta com ‘Salas Lilás’ em 48 municípios, espaços dedicados ao atendimento de mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência doméstica ou sexual.

A reunião também abordou a expansão da rede de proteção às mulheres no estado. Em janeiro de 2023, foi firmada uma cooperação técnica entre os governos estadual e federal para adesão ao programa “Mulher, Viver sem Violência” e implementação de unidades da Casa da Mulher Brasileira em Dourados e Corumbá.

Em julho de 2024, o Ministério das Mulheres anunciou a construção de uma nova unidade em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, em parceria com o Governo do Estado e a Itaipu Binacional. Atualmente, apenas dez Casas da Mulher Brasileira estão em funcionamento no país.

A ministra Cida Gonçalves destacou que a maioria das unidades é gerida pelos governos estaduais, que já possuem 70% dos serviços disponíveis nas casas. “Queremos voltar a discutir esse processo. A gestão envolve aspectos administrativos e políticos, pois cada instituição tem sua autonomia e exige negociações constantes para cada procedimento”, afirmou.

Também participaram da reunião o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Manuela Bailosa, e representantes do Ministério das Mulheres, incluindo a ouvidora Graziele Carra Dias, a diretora de Proteção de Direitos, Pagu Rodrigues, a chefe de gabinete da ministra, Katia Guimarães, e o coordenador-geral de Infraestrutura, Marcelo Seferin Pontes.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Bruno Rezende

Você também pode gostar de ler