Mato Grosso do Sul em alerta para incêndios florestais no Pantanal

Autorizações de "queima controlada" são suspensas até o final do ano para prevenir riscos de incêndios

Imagem de compartilhamento para o artigo Mato Grosso do Sul em alerta para incêndios florestais no Pantanal da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O estado de Mato Grosso do Sul está em alerta para a ocorrência de incêndios florestais nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Devido ao período de estiagem e à baixa umidade relativa do ar, aliados à vegetação seca, o risco de incêndios é considerado extremamente elevado. Em resposta a essa situação, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul suspendeu as autorizações ambientais para "queima controlada" até o dia 31 de dezembro deste ano.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Olívio Bahia, enfatizou a importância de evitar a poluição em estradas e parques, além de evitar o uso do fogo para limpar terrenos. Todas essas ações podem incentivar o surgimento de incêndios e contribuir para o aumento da poluição atmosférica.

"A recomendação nessa época do ano é evitar jogar bitucas de cigarro na beira das estradas, evitar limpar o seu terreno ateando fogo, utilizando o método de fogo para limpar áreas. Tudo isso, todas essas metodologias acabam incentivando focos de incêndio. Então, é sempre recomendado evitar essas atividades para que a gente evite os incêndios, que se alastram em áreas do estado. Além disso, obviamente a fumaça dos incêndios acaba aumentando a poluição atmosférica", alertou o meteorologista.

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) baseou a decisão de suspender as autorizações de "queima controlada" em uma nota técnica emitida pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS). Essa nota analisou as tendências meteorológicas e os focos de calor para o trimestre de julho, agosto e setembro. A recomendação do Cemtec/MS é fundamental para prevenir eventuais incêndios florestais e garantir a segurança das áreas naturais do estado.

O Governo de Mato Grosso do Sul tem realizado uma ação integrada para prevenir e controlar os incêndios no Pantanal e em outros biomas. Graças a esses esforços, já se observa uma redução significativa das áreas queimadas.

Foto: Chico Ribeiro

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler

X