Figueirão adota novas estratégias para conter avanço da dengue

Reunião técnica com especialistas reforçou o combate às arboviroses, especialmente diante da circulação do sorotipo 3

Imagem de compartilhamento para o artigo Figueirão adota novas estratégias para conter avanço da dengue da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Prefeitura Municipal de Figueirão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma reunião técnica com especialistas para reforçar o combate às arboviroses, especialmente diante da circulação do sorotipo 3 da dengue. Encontro ocorreu nesta terça-feira (18).

O encontro contou com a presença de Mário Jânio da Silva, supervisor técnico da Macro Região Central da Coordenadoria Regional de Vetores do Estado de Mato Grosso do Sul, além de representantes da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Coordenação de Endemias, Diretoria Hospitalar, Coordenação da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Laboratório Municipal.

O principal foco da reunião foi avaliar a situação epidemiológica do município e traçar estratégias para conter o avanço da dengue, Zika e chikungunya. A circulação do sorotipo 3 da dengue acendeu um alerta, pois pode representar riscos maiores para a população que ainda não teve contato com esse tipo específico do vírus.

Diante do cenário, foram discutidas medidas para reforçar o combate ao Aedes aegypti, incluindo campanhas de conscientização, intensificação das visitas domiciliares dos agentes de endemias e maior fiscalização em locais propícios à proliferação do mosquito. Além disso, enfatizou-se a importância da participação ativa da população, já que a maioria dos criadouros está dentro das residências.

A Secretaria Municipal de Saúde reafirma seu compromisso em agir preventivamente para evitar o aumento dos casos de dengue e outras arboviroses, contando com o apoio do Estado e da comunidade para manter Figueirão mais seguro e saudável.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler