O prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo, inaugurou na última sexta-feira (21), o Busto do Pioneiro Deodato Pio Elias, que também dá nome ao prédio da veladoria. A solenidade contou com a presença dos familiares do homenageado, que expressaram profunda gratidão pelo reconhecimento prestado pelo prefeito e sua equipe.
A atual administração tem adotado uma política de reconhecimento e valorização dos seus pioneiros, enaltecendo suas contribuições para o desenvolvimento da região. Essa iniciativa inclui a denominação de prédios públicos, praças e ruas em homenagem às famílias pioneiras, além da criação de impressionantes bustos produzidos pelo talentoso artista plástico local, João Xavier.
Os Bustos dos Pioneiros, são colocados nas entradas de prédios e praças, mantendo viva a memória e a gratidão pela trajetória dessas famílias que ajudaram a construir a história do município.
Na ocasião, o prefeito Dalmy enfatizou a importância de render tributo às pessoas que desempenharam um papel vital no progresso de Alcinópolis. Ele ressaltou o trabalho notável realizado pelo homenageado e compartilhou memórias de sua convivência com a família, destacando a justiça e merecimento da homenagem promovida pela administração municipal.
A iniciativa da Prefeitura em exaltar a história e legado dos Pioneiros reforça a importância de valorizar e preservar a cultura e identidade local, aproximando a comunidade das raízes que moldaram a cidade ao longo dos anos. A trajetória de dedicação e esforço dessas famílias pioneiras continuará sendo reverenciada através dessas justas homenagens, garantindo que suas memórias perdurem por gerações futuras.
Deodato Pio Elias
Deodato Pio Elias, filho de Aleixo Elias Francisco e Senhorinha Joana Pio, nasceu em 15 de dezembro de 1933, na região de Pedro Gomes MS, onde casou-se com Dona Alaíde Araújo Barreto, desta união gerou-se 27 filhos, dos quais 11 faleceram ainda recém nascidos ou na pré infância, restando 16 sobreviventes, (FELICIANO, JOSÉ PEDRO, LEONARDO, WILSON, VILSON, ADEMILSON, LINDOMAR, SANTIAGO, GABRIEL, FILADELFO, CELSO, ALAILDA, ODALINA, EVA, TEREZA E FRANCISCA) destes 16, um já é falecido (Celso) e um está desaparecido a mais de 3 anos (Filadelfo).
Na região de Pedro Gomes, Deodato residiu até meados da década de 70, quando vislumbrou novas oportunidades com o advento da fundação do então povoado de Alcinópolis, resolveu então mudar-se com sua família para cá, ao chegar em Alcinópolis, montou acampamento provisório na chácara do Senhor Flavio Crisóstomo, embaixo de um frondoso Jatobá, até construir sua primeira residência, uma casa rústica, de pau a pique e coberta com folhas de buriti, vindo a ser substituída, depois muitos anos, por uma casa de alvenaria, que permanece ali até os dias atuais, foi neste local, Av. Lino Domingos de Oliveira esquina com a rua Juvenal José Dias, no bairro Jardim Bonsucesso, que permaneceu com sua família até os últimos dias de sua vida.
Deodato foi um dos pioneiros na construção de Alcinópolis e principalmente no Bairro Jardim Bonsucesso, onde foi o primeiro morador a se estabelecer, quando ainda nem existia todas as ruas abertas e a vegetação nativa do cerrado ainda se encontrava em pé sobre o referido bairro.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: PM/Alcinópolis
Você também pode gostar de ler
Comício da Vitória de Weliton Guimarães leva multidão para as ruas de Alcinópolis
Evento contou com discursos sobre democracia, melhorias na zona rural e presença do secretário da Setesc, Marcelo Miranda
Publicado em 04/10/2024 às 15h12 - Atualizado em 04/10/2024 às 15h37 - Por Felipe Dias
Deputado Junior Mochi reforça apoio à candidatura de Weliton Guimarães e vereadores em reunião com lideranças de Alcinópolis
Encontro contou com a presença de figuras políticas importantes, como Waldemar Pezão, candidato a vice-prefeito, o atual prefeito Dalmy Crisóstomo, e o ex-prefeito Ildomar Carneiro
Publicado em 02/10/2024 às 17h50 - Por Felipe Dias