Paraíso das Águas e mais 6 cidades de MS poderão instalar infraestrutura para conexão 5G

O cronograma prevê que até 1º de janeiro de 2026, o sinal será liberado em municípios com menos de 30 mil moradores.

Imagem de compartilhamento para o artigo Paraíso das Águas e mais 6 cidades de MS poderão instalar infraestrutura para conexão 5G da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Sete novos municípios do estado de Mato Grosso do Sul terão a possibilidade de instalar infraestrutura para a tecnologia 5G a partir do dia 31 de julho. A decisão foi tomada durante uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625 a 3,7 mil MHz, ocorrida na quarta-feira (26). Ao todo, 102 municípios em 17 estados brasileiros serão beneficiados com a implementação dessa tecnologia.

A partir de agora, os municípios de Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Brasilândia, Paraíso das Águas, Jateí, Juti e Sonora estarão aptos a adotar a nova estrutura de conexão.

É importante destacar que a liberação da faixa não significa que as redes 5G serão instaladas imediatamente nessas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos relacionados ao 5G estão programados para entrar em vigor a partir de 2025. A instalação antecipada das estações 5G nessas cidades dependerá do planejamento e do interesse de cada prestadora de serviços de telecomunicações.

Um total de 1.712 cidades já realizaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e poderão implementar o serviço, beneficiando mais de 145 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 69,3% da população do país.

O 5G tem mostrado um crescimento significativo desde sua ativação no Brasil, alcançando mais de 10 milhões de usuários. Esse número foi alcançado mais rapidamente do que ocorreu com a tecnologia 4G, levando apenas pouco mais de dois anos para atingir tal marca, de acordo com estudo realizado pelo Conexis, Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade.

A expectativa é que o número de usuários de 5G continue aumentando ao longo deste ano. Até o momento, mais de 1.610 municípios receberam autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ativar o sinal 5G. No entanto, a ativação depende da instalação dos equipamentos pelas operadoras e da solicitação de ativação das antenas à Anatel.

O governo está focado em liberar a ativação do sinal 5G em municípios com população de até 200 mil habitantes e em pelo menos 25% dos municípios com população de até 30 mil habitantes. O cronograma prevê que até 1º de janeiro de 2026, o sinal será liberado em municípios com menos de 30 mil moradores.

O 5G representa a evolução da atual rede de celulares 4G, sendo mais potente, veloz e "inteligente", além de causar menor impacto ao meio ambiente.

O Ministério das Comunicações está empenhado em disponibilizar o serviço à sociedade com agilidade, buscando antecipar as entregas em conjunto com as operadoras. A meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada antes do prazo, com mais de 30% dos municípios brasileiros já estando aptos para a instalação da infraestrutura 5G.


Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler

X