Colheita da soja avança e atinge 54,9% no norte de MS; produção apresenta boas condições

Monitoramento da Aprosoja/MS aponta que 90% das lavouras estão classificadas como boas, 9,5% regulares e apenas 0,5% ruins

Imagem de compartilhamento para o artigo Colheita da soja avança e atinge 54,9% no norte de MS; produção apresenta boas condições da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A colheita da soja na região norte de Mato Grosso do Sul alcançou 54,9% da área cultivada até o dia 7 de março, conforme dados do Projeto SIGA-MS, coordenado pela Aprosoja/MS. O índice segue abaixo da média estadual de 67,5%, enquanto o sul do estado lidera os trabalhos com 71,8% e a região central está em 64,4%.

A produção no norte do estado, que abrange municípios como São Gabriel do Oeste, Coxim, Sonora e Camapuã, apresenta, em sua maioria, boas condições. O monitoramento da Aprosoja/MS aponta que 90% das lavouras estão classificadas como boas, 9,5% regulares e apenas 0,5% ruins.

A expectativa de produtividade média também permanece favorável na região. Em São Gabriel do Oeste, um dos principais produtores de soja do estado, a estimativa é de 68,43 sacas por hectare. Em Sonora, a previsão é de 63,37 sc/ha, enquanto Coxim tem uma média estimada de 52,44 sc/ha.

Estiagem impacta lavouras no estado

O estresse hídrico afetou cerca de 2,1 milhões de hectares em Mato Grosso do Sul, atingindo principalmente as lavouras semeadas entre setembro e outubro. A falta de chuvas entre dezembro e janeiro prejudicou o enchimento de grãos, um dos períodos mais críticos do ciclo da soja.

Nos últimos sete dias, as chuvas no estado variaram entre 0 e 69,4 milímetros, mas de maneira irregular. Algumas áreas receberam precipitações intensas, enquanto outras registraram volumes baixos. Apesar disso, as lavouras que estavam em boas e regulares condições conseguiram finalizar o ciclo produtivo.

Plantio do milho avança no norte de MS

A região norte apresenta o plantio mais avançado do milho 2ª safra, com 63,4% da área plantada, seguida pela região sul (59,2%) e pelo centro (52,1%). No total, Mato Grosso do Sul já semeou aproximadamente 1,2 milhão de hectares.

A previsão do tempo para os próximos dias indica variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas a moderadas, além de queda nas temperaturas máximas em todo o estado. A expectativa é que a colheita da soja continue avançando, apesar do atraso de 2,2 pontos percentuais em relação à média dos últimos cinco anos.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler