Outono em MS terá temperaturas acima da média e pouca chuva; Costa Rica pode ter calor intenso

Estação começa no dia 20 de março e termina em 20 de junho; tendência é que Costa Rica enfrente chuvas irregulares

Imagem de compartilhamento para o artigo Outono em MS terá temperaturas acima da média e pouca chuva; Costa Rica pode ter calor intenso da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O outono de 2025 em Mato Grosso do Sul será marcado por temperaturas acima da média e chuvas abaixo do esperado, com maior impacto nas regiões oeste e sudeste do estado. A previsão foi divulgada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), com base em modelos climáticos probabilísticos.

A temperatura média entre abril e junho ficará acima do normal, podendo resultar em períodos de calor intenso e até ondas de calor. Historicamente, a temperatura média no estado varia entre 20°C e 24°C, com exceção das regiões noroeste e nordeste, onde pode alcançar 26°C. 

Esse cenário inclui Costa Rica, que, localizada na região norte/nordeste de MS, pode registrar temperaturas elevadas ao longo da estação.

Além do calor acima da média, há previsão de redução das chuvas. Normalmente, os acumulados variam entre 150 mm e 300 mm, com volumes menores no nordeste e extremo noroeste – onde Costa Rica está inserida –, que recebem entre 100 mm e 150 mm no período.

No outono deste ano, a tendência é de estiagem mais severa no oeste e sudeste, enquanto o restante do estado, incluindo Costa Rica, enfrentará chuvas irregulares.

A estação começa no dia 20 de março, às 06h02 (horário de Brasília), e termina em 20 de junho. O outono marca a transição entre a estação chuvosa e a seca, com os primeiros episódios de massas de ar frio vindas do sul, que gradativamente derrubam as temperaturas.

Além disso, o período será caracterizado por dias mais curtos, baixa umidade e formação de fenômenos adversos, como nevoeiros, geadas e friagem.

Fonte: MS Todo Dia

Foto:PL Drone

Você também pode gostar de ler