Figueirão amplia combate à dengue com futura implantação de ovitrampas

Ovitrampas é um método inovador de monitoramento do mosquito, que tornará possível mapear a infestação e agir preventivamente em áreas de maior risco

Imagem de compartilhamento para o artigo Figueirão amplia combate à dengue com futura implantação de ovitrampas da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Secretaria Municipal de Saúde de Figueirão recebeu capacitação para a implantação das ovitrampas, um método inovador de monitoramento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A formação foi conduzida pela bióloga Camila de Almeida Barbosa, da Coordenadoria de Controle de Vetores/MS, e busca fortalecer o combate às arboviroses no município.

As ovitrampas consistem em recipientes com água e uma palheta de madeira ou tecido especial, onde os mosquitos depositam seus ovos.

Com a análise desses ovos, será possível mapear a infestação e agir preventivamente em áreas de maior risco. A implantação desse método será coordenada pelo setor de Endemias, garantindo um acompanhamento técnico eficiente.

O secretário de Saúde, Pedro Ubiali, reforça a importância da colaboração da população no combate ao mosquito. “Além das ovitrampas, é fundamental que todos eliminem recipientes com água parada e sigam as recomendações para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, afirmou.

Com essa iniciativa, Figueirão dá um passo à frente na prevenção da dengue e demais arboviroses, promovendo mais segurança e qualidade de vida para a população.

Fonte: MS Todo Dia

Foto:Redes Sociais

Imagem 485102116_951551923834770_6333500063089472688_n

Você também pode gostar de ler