Moradores de Chapadão do Sul registram nuvem funil durante tempo instável

Fenômeno apareceu em meio à abertura da Tecnoagro 2025, evento importante sediado em Chapadão do Sul

Imagem de compartilhamento para o artigo Moradores de Chapadão do Sul registram nuvem funil durante tempo instável da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Moradores de Chapadão do Sul presenciaram a formação de uma nuvem funil no final da manhã e início da tarde desta terça-feira (18). O fenômeno, visível nos céus da cidade, é um indicativo de forte instabilidade atmosférica na região.

A nuvem funil é um fenômeno meteorológico que ocorre quando há uma combinação de forte instabilidade atmosférica, umidade suficiente e ventos cortantes. Segundo o meteorologista Gabriel Luan Rodrigues, do Portal Agrolink, esse tipo de nuvem é uma coluna de ar giratória que se estende da base de uma nuvem cumulonimbus, mas não chega a tocar o solo.

"Ela se forma quando há intensa rotação na atmosfera, muitas vezes associada a tempestades severas, mas sem contato direto com a superfície, o que a diferencia de um tornado", explicou Rodrigues.

Embora a nuvem tenha ficado visível, é importante destacar que, caso toque o solo, ela tem força suficiente para se transformar em um tornado, o que gera preocupações sobre possíveis danos.

O fenômeno apareceu em meio à abertura da Tecnoagro 2025, evento importante sediado em Chapadão do Sul. O tempo instável também foi acompanhado por um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um comunicado sobre a possibilidade de tempestades afetarem grande parte de Mato Grosso do Sul durante a terça-feira, com a previsão de continuidade até a manhã de quarta-feira (19).

As chuvas podem alcançar até 50 milímetros, com ventos de até 60 km/h e risco de queda de granizo. Além disso, há possibilidade de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. A população foi orientada a se preparar para possíveis impactos.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Reprodução/Chapadense News

Você também pode gostar de ler