MPMS investiga estado precário de pontes de madeira na zona rural de Paranaíba

De acordo com o inquérito, diversas pontes estão em condições inadequadas, oferecendo risco à segurança da população

Imagem de compartilhamento para o artigo MPMS investiga estado precário de pontes de madeira na zona rural de Paranaíba da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, abriu um inquérito civil para apurar as condições de trafegabilidade das pontes de madeira na área rural do município. A investigação foi publicada no Diário Oficial da instituição nesta quarta-feira (19), após denúncias de moradores e do Sindicato Rural de Paranaíba sobre a situação precária das estruturas.

De acordo com o inquérito, diversas pontes estão em condições inadequadas, oferecendo risco à segurança da população. Em 2024, quatro acidentes foram registrados devido ao desabamento de pontes na zona rural do município. Em 2021, um desses desabamentos, ocorrido no distrito de Alto Tamandaré, resultou na morte de uma pessoa e deixou outras três feridas.

A Promotoria determinou que a Prefeitura de Paranaíba adote providências urgentes para reparar as pontes em um prazo de cinco dias úteis. Além disso, a administração municipal deve apresentar informações detalhadas sobre o estado atual das estruturas e os reparos já realizados.

Na portaria que instaura o inquérito, assinada pelo promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco, o MPMS aponta omissão da gestão municipal na manutenção das pontes. A negligência pode configurar ato de improbidade administrativa, por representar risco à segurança pública e causar prejuízo ao patrimônio público.

Em um ofício enviado ao MPMS no dia 25 de fevereiro, o Sindicato Rural de Paranaíba relatou que nove pontes estão interditadas e outras sete aguardam manutenção solicitada ao município. O caso segue sob investigação.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: MPMS/Laudo de Vistoria

Você também pode gostar de ler