Plantio de milho safrinha atinge 68,9% da área prevista em MS

Região norte tem maior avanço no plantio; produção total deve crescer 20,6% na safra 2024/2025

Imagem de compartilhamento para o artigo Plantio de milho safrinha atinge 68,9% da área prevista em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O plantio do milho segunda safra, conhecido como safrinha, alcançou 68,9% da área prevista em Mato Grosso do Sul, conforme levantamento do Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), executado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja).

A região norte lidera o avanço do plantio, com 76,3% da área já cultivada. Em seguida, aparecem as regiões centro (70,9%) e sul (67,6%). A área total estimada para o milho safrinha no estado é de aproximadamente 1,4 milhão de hectares.

Para a safra 2024/2025, a expectativa é de um crescimento de 0,1% na área plantada em relação ao ciclo anterior, totalizando 2,1 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 80,8 sacas por hectare, o que deve resultar em uma produção de 10,2 milhões de toneladas, um aumento de 20,6% em comparação à safra 2023/2024.

O coordenador técnico da Aprosoja, Gabriel Balta, alerta para a necessidade de seguir o zoneamento agrícola e as recomendações técnicas locais, especialmente no sul do estado, onde a redução das chuvas a partir de março pode afetar o desenvolvimento da lavoura.

Atualmente, a área destinada ao milho safrinha corresponde a 47% da área que antes era utilizada para o cultivo de soja, uma redução significativa em relação aos 75% de anos anteriores. O alto custo de produção e as variações climáticas têm levado os produtores a diversificar mais as culturas no estado.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler