Governador Eduardo Riedel destaca avanço do setor agropecuário com uso de tecnologia em Fórum Pré-COP 30

Riedel ressaltou a importância da sinergia entre produtores, políticas públicas e inovação no campo

Imagem de compartilhamento para o artigo Governador Eduardo Riedel destaca avanço do setor agropecuário com uso de tecnologia em Fórum Pré-COP 30 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O governador Eduardo Riedel abriu oficialmente a Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária) nesta segunda-feira (24), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, destacando o avanço do setor agropecuário de Mato Grosso do Sul com o uso de tecnologia, ciência e pesquisa, aliados à consciência ambiental.

“Temos aqui no Estado uma rede de ciência e tecnologia na produção, que nos dá muita tranquilidade para seguir adiante, com sistemas cada vez mais eficientes. Construímos uma agenda absolutamente contemporânea, inclusive com a otimização do balanço de carbono dentro dos nossos sistemas produtivos”, afirmou o governador.

Riedel ressaltou a importância da sinergia entre produtores, políticas públicas e inovação no campo. “Produzimos bem, produzimos muito, com absoluta consciência ambiental. Estamos inseridos na principal agenda global, que é a segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade, com um grande ativo em nossas mãos”, completou.

A feira bienal promovida pela Embrapa segue até o dia 26 de março e tem o objetivo de apresentar aos produtores, técnicos e especialistas da cadeia da carne os mais recentes avanços em pesquisa, inovação, tecnologia e serviços. Neste ano, a programação inclui o primeiro Fórum Pré-COP 30, que discute a sustentabilidade da produção de bovinos no Brasil. Enquanto o fórum acontece no Centro de Convenções, a feira ocorre em uma área de 30 hectares na Embrapa Gado de Corte.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, destacou que a edição deste ano inovou ao incluir o Fórum Pré-COP 30 já no primeiro dia do evento. “Nosso objetivo é colocar à disposição dos participantes os mais recentes resultados de pesquisa, inovação, tecnologias e novos conhecimentos”, explicou.

A realização da Dinapec 2025 conta com a co-realização do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). “É uma excelente oportunidade para atualização de conhecimento técnico e ampliação de redes de negócios. Nada disso poderia sequer ter sido planejado não fosse a prontidão do Governo do Estado em aprovar nossa proposta”, afirmou Nascimento.

O superintendente do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão, ressaltou o papel de liderança do Estado no setor. “MS sai na frente em muitas vertentes atuais, sendo uma realidade no Brasil. Temos que firmar uma posição da pecuária brasileira no mundo, que é respaldada na ciência e tecnologia, fazendo parte da nossa economia, com sustentabilidade”, destacou.

Durante a solenidade de abertura, foi assinado um convênio entre as instituições participantes para reforçar a cooperação técnica e o compromisso com a inovação no setor agropecuário. Além disso, foi apresentado um aplicativo voltado para exames andrológicos de bovinos, ferramenta essencial para a qualidade do rebanho, que poderá ser adaptada para outras espécies, beneficiando ainda mais a pecuária nacional.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Saul Schramm

Você também pode gostar de ler