Governo de MS decreta emergência ambiental por 180 dias para enfrentar incêndios florestais

Medida antecipa ações contra queimadas e permite resposta rápida a emergências ambientais no Estado

Imagem de compartilhamento para o artigo Governo de MS decreta emergência ambiental por 180 dias para enfrentar incêndios florestais da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O governo de Mato Grosso do Sul decretou “Estado de Emergência Ambiental” por 180 dias para prevenir e combater incêndios florestais. O decreto foi assinado na manhã desta quinta-feira (27), durante o evento Pacto Ambiental, realizado no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

A medida foi adotada devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, que impactam a qualidade do ar e ameaçam os biomas do Estado — Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Em 2024, mais de 2,62 milhões de hectares do Pantanal foram destruídos pelo fogo, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da UFRJ.

O decreto possibilita a contratação emergencial de profissionais, aquisição de equipamentos e deslocamento de equipes para áreas de risco. Além disso, autoriza ações diretas de combate ao fogo e a entrada de agentes públicos em propriedades para prestar socorro.

A iniciativa estadual se soma às ações do governo federal, que já havia declarado estado de emergência ambiental para 2025. Nesta quarta-feira (26), uma oficina estratégica em Campo Grande reuniu representantes dos governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso para planejar medidas de prevenção e controle de incêndios no Pantanal.

O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, André Lima, destacou a importância da antecipação das ações. “Estamos iniciando esse processo com mais de quatro meses de antecedência à temporada de incêndios, avançando na construção de estratégias conjuntas e definição de áreas prioritárias”, afirmou.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Marcos Maluf

Você também pode gostar de ler