São Gabriel do Oeste realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador

Evento acontece no dia 2 de abril e visa ampliar a participação popular na formulação de políticas públicas voltadas à saúde laboral

Imagem de compartilhamento para o artigo São Gabriel do Oeste realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio do Conselho Municipal de Saúde, promove no dia 2 de abril a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento será realizado a partir das 13h, na quadra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e tem como objetivo fortalecer a participação popular na construção de políticas públicas de saúde voltadas à classe trabalhadora.

Tema central e eixos de discussão
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência discutirá três eixos centrais:

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social.
Objetivos da conferência
A etapa municipal tem como finalidade debater, propor e deliberar diretrizes e ações que fortaleçam o acesso à saúde por meio do SUS. Entre os objetivos específicos, estão:

Analisar a situação de saúde em nível municipal, estadual e nacional;
Formular propostas considerando as prioridades locais para inclusão nos instrumentos de gestão da saúde;
Elaborar o Relatório Final da conferência;
Encaminhar as propostas aprovadas para inclusão nos planos municipais de saúde.
Escolha de delegados para a etapa estadual
Durante o evento, também serão eleitos os delegados que representarão São Gabriel do Oeste na 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A escolha será feita de forma paritária, respeitando a representação de usuários, trabalhadores, prestadores e gestores.

Participação é essencial
A administração municipal reforça a importância da participação ativa de usuários do SUS, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e gestores, reafirmando o compromisso com a construção de um sistema de saúde mais justo, inclusivo e eficiente.

"O fortalecimento da política de saúde do trabalhador depende do diálogo com a sociedade e da escuta das necessidades reais da população", destaca a organização.

Você também pode gostar de ler