Dados do Sistema Integrado de Gestão Operacional, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP-MS), apontam que Coxim registrou 44 casos de estupro e estupro de vulnerável em 2024, o maior número da região Norte do Estado. O índice equivale a quase um crime por semana, evidenciando a gravidade da situação.
Nos primeiros dois meses de 2025, a cidade já contabiliza sete novas ocorrências, conforme a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM). A delegada titular, Andressa Vieira, destaca a importância da denúncia para combater esse tipo de crime.
“A participação da comunidade é essencial. Muitas vezes, os crimes ocorrem dentro da própria casa da vítima e são praticados por pessoas conhecidas. Por isso, é fundamental que qualquer suspeita seja comunicada às autoridades”, alerta.
Situação na região
Entre os municípios do norte de Mato Grosso do Sul, Coxim lidera o ranking de ocorrências, seguido por São Gabriel do Oeste, com 23 casos. Confira os números registrados em outras cidades da região em 2024:
Coxim: 44 casos
São Gabriel do Oeste: 23 casos
Rio Verde de MT: 18 casos
Camapuã: 14 casos
Rio Negro: 8 casos
Pedro Gomes: 4 casos
Sonora: 2 casos
Os dados evidenciam uma alta incidência desses crimes, reforçando a necessidade de ações mais eficazes de prevenção e combate.
Cenário estadual
O problema não se restringe à região norte. Em todo Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.289 casos de estupro de vulnerável em 2024. A capital Campo Grande lidera as estatísticas com 628 ocorrências, seguida por Dourados (229) e Três Lagoas (100).
Autoridades reforçam que a denúncia é fundamental para enfrentar esses crimes. Casos suspeitos podem ser reportados anonimamente pelo Disque 100 ou diretamente às autoridades locais.
Em Coxim, a Delegacia de Atendimento à Mulher pode ser contatada pelo telefone (67) 3291-1338 ou pelo WhatsApp (67) 99987-9355. O 190 da Polícia Militar também está disponível para emergências.
O fortalecimento de políticas públicas de proteção e apoio às vítimas é essencial para reduzir esses índices e garantir maior segurança à população.
Fonte: Coxim Agora/MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Corpo de morador de Chapadão do Sul é encontrado no Rio Pratinha após dois dias de buscas
Morador desapareceu no fim da tarde de domingo (16), em trecho do rio na região de Chapadão do Céu (GO), próximo à divisa com Mato Grosso do Sul
Publicado em 18/08/2026 às 13:49 - Atualizado em 18/08/2026 às 14:38 - Por Camila Borges
Carros de luxo e rifas: Irmãos Razuk são presos em operação contra lavagem de dinheiro em MS
Investigação apura associação criminosa e exploração ilegal de loterias; carros foram apreendidos em imóveis ligados aos irmãos
Publicado em 18/08/2026 às 09:03 - Atualizado em 18/08/2026 às 09:20 - Por Gabi Ferreira
Motorista tenta desviar, mas atropela idosa em Coxim
Mulher, de 79 anos, teve ferimentos leves; motorista não apresentava sinais de embriaguez
Publicado em 18/08/2026 às 08:01 - Por Gabi Ferreira
Homem é detido após agredir familiares e atacar policiais em São Gabriel do Oeste
Suspeito de 49 anos teria ameaçado familiares, danificado objetos da residência e resistido à abordagem policial com socos e chutes
Publicado em 17/08/2026 às 13:46 - Atualizado em 17/08/2026 às 14:21 - Por Camila Borges
Ex invade casa e tenta matar mulher com faca em Chapadão do Sul
Homem de 31 anos foi contido por populares após invadir residência no bairro Esplanada; antes, ele já havia ameaçado a vítima de morte
Publicado em 17/08/2026 às 09:53 - Atualizado em 17/08/2026 às 10:11 - Por Gabi Ferreira