Foi realizada em Costa Rica a solenidade de passagem de comando do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente. O evento aconteceu no pátio da unidade e contou com a presença de autoridades e familiares dos comandantes.
O vice-prefeito Roni Cota participou da solenidade e destacou a importância do corpo de bombeiros em Costa Rica, reconhecendo que o capitão Pedrozo liderou e contribuiu para a segurança e bem-estar da comunidade. “Parabenizo os comandantes sucedido e sucessor, bombeiros e suas famílias e agradeço pela atuação incansável, pelo compromisso e a dedicação em garantir a segurança da população de Costa Rica. Continuaremos a valorizar e apoiar o trabalho do corpo de bombeiros para o bem-estar da nossa cidade.”, disse o gestor.
A cerimônia teve ainda como destaque a inauguração do retrato do capitão Samuel Pedrozo Borges na galeria de comandantes. Essa galeria tem como objetivo preservar a história e as tradições militares, sendo uma forma de homenagear aqueles que se dedicaram ao comando da unidade. Além disso, serve como uma fonte de inspiração para o atual comandante, que pode contar com a sabedoria e experiência dos seus antecessores.
O comandante que assumiu o cargo, capitão Evaldo Nunes de Oliveira, conduziu a inauguração do retrato do capitão Pedrozo. Durante o evento, houve também a troca de lembranças entre as esposas dos dois comandantes, Letícia Martins Ayres Ferreira e Bruna Fonseca Faria Pedrozo, como forma de agradecimento e boas-vindas.
O cerimonial agradeceu os préstimos do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do estado de MS, coronel Frederico Reis Pouso Salas, e o comandante de Bombeiros do Interior, coronel Denny Augusto Ferreira Cavalcanti. Também o capitão Samuel Pedrozo Borges, comandante sucedido, e o capitão Evaldo Nunes de Oliveira, comandante sucessor do 19º Subgrupamento.
Durante a solenidade, foram prestadas as honras militares ao comandante do CBMMS. Houve ainda o canto da canção do CBMMS, com letra e música do soldado Orivaldo de Medeiros, com arranjo e regência do primeiro tenente Waldevino Gomes Pinheiro.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do estado de MS, coronel Frederico Reis Pouso Salas, exonerou por necessidade do serviço o capitão Samuel Pedrozo Borges do cargo de comandante do 19º SGBM Independente em Costa Rica, a partir de 04 de agosto de 2023. Em seu lugar, foi nomeado o capitão Evaldo Nunes de Oliveira para assumir a função de comandante do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Costa Rica, a partir da mesma data. Durante a cerimônia, foi feita a leitura do currículo do novo comandante.
A bandeira nacional foi conduzida pelo 2º tenente Gustavo Erich de Paula Recalde. O capitão Pedrozo e o novo comandante, capitão Nunes, apresentaram-se ao comandante de Bombeiros do Interior.
O novo comandante, capitão Evaldo Nunes de Oliveira destacou a importância de dar continuidade às ações já realizadas e afirmou que a população pode confiar no trabalho do Corpo de Bombeiros Militar.
Diversas autoridades civis e militares também estiveram presentes no evento, como a secretária de educação Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida e representantes da Câmara de Vereadores. Além disso, estiveram presentes promotores de justiça, comandantes da Polícia Militar e da Polícia Militar Ambiental, e o delegado de Polícia Civil de Costa Rica.
Após a solenidade, foi servido um almoço aos presentes nas dependências do quartel para fortalecer os laços entre todos e proporcionar momentos de confraternização e integração desse momento especial. A passagem de comando do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente em Costa Rica foi marcada por momentos de homenagens, emoção e expectativa para a nova gestão.
Resumo do Discurso do capitão Pedrozo
No seu discurso de despedida, o ex-comandante do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Costa Rica, capitão Samuel Pedrozo Borges, expressou sua emoção ao encerrar seu período de comando e o amor pela cidade e sua gente. Ele destacou a importância de ser um aluno na universidade da vida, enfatizando a necessidade de aprender constantemente.
Em vez de falar sobre seu próprio legado, o comandante enalteceu o legado da unidade e como ela será lembrada. Ele mencionou a honra de comandar uma unidade que pertence ao povo de Costa Rica, Alcinópolis e Figueirão. Durante seus 4 anos, 6 meses e 24 dias de comando, ele buscou constantemente conhecimento, pedindo a Deus saúde, sabedoria e paciência. Ele destacou a importância de buscar a excelência para servir bem a sociedade como bombeiro militar.
Ao longo de sua jornada, ele valorizou as lições aprendidas, o desenvolvimento da inteligência emocional, resiliência e paciência. Ele agradeceu a Deus, sua família, a população dos municípios, os bombeiros militares, o executivo e legislativo municipal, o comandante anterior, o comandante de bombeiros do interior, o comandante geral e outros coronéis do CBI. Ele agradeceu especialmente ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul por todas as oportunidades e experiências proporcionadas. Por fim, ele desejou ao Capitão Nunes, seu colega de turma, sucesso no comando e agradeceu a todos, desejando que fiquem com Deus.
Biografia do novo comandante capitão Nunes
Evaldo Nunes de Oliveira, nascido na cidade de Glória de Dourados – MS, é o novo comandante do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Costa Rica/MS. Ele é filho de Livaldo Antonio de Oliveira e Rosimar Nunes de Oliveira e é casado com Letícia Martins Ayres Ferreira.
Evaldo ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul em 1º de setembro de 2010, na condição de aluno soldado bombeiro militar. Em 5 de maio de 2014, iniciou o curso de formação de oficiais e foi promovido ao posto atual de Capitão Bombeiro Militar em 25 de setembro de 2021.
Em relação à sua formação militar, ele concluiu o Curso de Formação de Soldados no período de 2010 a 2011 no CFAP/CBMMS. Em seguida, realizou o Curso de Formação de Oficiais de 2014 a 2016 na ABM/CBMGO. Além disso, ele também concluiu o Curso Básico de Atendimento a Emergências Químicas em 2016 no CBMES, o Curso de Especialização em Salvamento em Altura (CESALT) em 2019 no CBMDF e o Curso de Especialização em Negociação de Crises Bombeiro Militar em 2022 no CBMPR.
No que diz respeito à sua formação acadêmica, ele é bacharel em Ciências Biológicas pela UFMS, concluindo o curso em 2009.
Em sua experiência profissional, Evaldo atuou como instrutor das disciplinas de salvamento terrestre, atendimento com produtos perigosos, processo de prevenção contra incêndio e pânico, ciências aplicadas à atividade bombeiro militar. Atualmente, exerce a função de instrutor de salvamento em altura.
No CBMMS, ele serviu como soldado BM no 2ºSGBM do 6ºGBM em Campo Grande entre 2011 e 2014. Posteriormente, atuou na Diretoria de Análise Técnica como analista de PSCIP entre 2016 e 2021. Atualmente, está lotado na Academia de Bombeiros Militar, exercendo as funções de comandante da Escola Superior de Bombeiros e subcomandante da ABM.
Você também pode gostar de ler
Bolão de Costa Rica leva prêmio milionário na Lotofácil
Bolão aposta foi feita pela máquina da lotérica , sendo surpresinha simples e fatura R$ 1,4 milhão na Lotofácil
Publicado em 11/10/2024 às 10h13 - Atualizado em 11/10/2024 às 12h32 - Por Renan Carrijo