A diretoria colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou por unanimidade a proposta da empresa Arauco Celulose do Brasil S.A. para construir e explorar, por 99 anos, um ramal ferroviário em Inocência, no Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra o projeto da nova fábrica de celulose da empresa no município, que recebe investimentos da ordem de US$ 4,6 bilhões.
O novo ramal terá 47 quilômetros de extensão e conectará a unidade industrial da Arauco à Malha Norte – ferrovia operada atualmente pela Rumo Logística. Essa conexão será fundamental para o escoamento da produção estimada em 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano.
A Malha Norte, oficialmente chamada Ferrovia Norte Brasil (EF-364), liga Santa Fé do Sul, em São Paulo, a Rondonópolis, no Mato Grosso, e tem 755 km de extensão. É considerada hoje a principal via de escoamento da produção de celulose no Mato Grosso do Sul, consolidando-se como eixo estratégico para o setor.
Durante visita ao município no fim de semana, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esteve no local onde será implantado o terminal ferroviário da fábrica da Arauco. Ele destacou que a ferrovia tem desempenhado um papel crucial na logística da celulose, e que os investimentos da iniciativa privada reforçam essa importância.
“Esses investimentos refletem a importância estratégica da Malha Norte para o setor de celulose, proporcionando uma solução logística eficiente para o escoamento da produção até os portos de exportação. Essa aqui é a principal ferrovia de escoamento da celulose do Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Verruck também mencionou que outras empresas já utilizam a estrutura ferroviária, como a Suzano, que possui um terminal na Malha Norte e transporta sua produção por caminhões até a ferrovia, de onde a carga segue para o Porto de Santos.
Segundo o secretário, o Governo do Estado considera fundamental manter e ampliar a capacidade da Malha Norte, além de apostar na conexão com a Malha Oeste. “Entendemos que a ferrovia é operacional e altamente competitiva. Por isso, apostamos também no desenvolvimento da Malha Oeste conectando com a Malha Norte”, concluiu.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Mairinco de Pauda/Semadesc
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