O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um procedimento preparatório para apurar possível prática de nepotismo por parte da prefeita de Sonora, Maria Clarice Ewerling. A investigação teve início após a nomeação do cunhado da chefe do Executivo, André Gouveia de Matos, para o cargo comissionado de superintendente de Planejamento de Compras.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial em 7 de janeiro deste ano e denunciada de forma anônima ao MPMS via WhatsApp. Diante da suspeita de improbidade administrativa, a Promotoria expediu um ofício à Prefeitura de Sonora, em março, solicitando esclarecimentos sobre possível vínculo de parentesco entre a prefeita e o nomeado. A gestão municipal teve prazo de 10 dias para apresentar justificativas.
Segundo o MPMS, a própria administração confirmou o parentesco de segundo grau entre Maria Clarice e André Gouveia e argumentou que a escolha foi baseada na “vasta experiência e qualificação na área de planejamento de compras, comprovada por currículo”.
Apesar da justificativa, o Ministério Público considerou que a qualificação técnica não afasta a caracterização de nepotismo. “A suposta qualificação técnica do nomeado, embora relevante para o exercício da função pública, não é suficiente para legitimar a nomeação quando presente o vínculo de parentesco vedado pela legislação”, afirmou o órgão.
Com isso, o MPMS recomendou à prefeita que exonere o cunhado no prazo de 30 dias, além de se abster de nomear cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau para cargos na administração municipal. A prefeita também deverá informar à Promotoria de Justiça se as medidas recomendadas foram cumpridas.
Caso a recomendação não seja acatada, o Ministério Público alerta que poderá ser “caracterizado o dolo necessário para a configuração do ato de improbidade administrativa”, o que pode culminar na abertura de uma ação civil pública.
A nomeação de parentes em cargos comissionados configura violação à Constituição Federal e à Lei nº 8.429/1992, que trata sobre atos de improbidade administrativa. O artigo 11, inciso XI, da referida lei classifica como improbidade a conduta que atente contra os princípios da administração pública ou a omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, imparcialidade e legalidade.
Em nota encaminhada pela assessoria de comunicação ao site Campo Grande News, a prefeita Maria Clarice Ewerling informou que “ainda não chegou a seu conhecimento sobre o assunto e por isso, ainda não poderá opinar sobre o caso em questão e agradece pelo espaço concedido. Informa ainda que sempre estará à disposição para dirimir quaisquer dúvida”.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação Prefeitura de Sonora
Você também pode gostar de ler
Peão de Cassilândia sofre acidente durante treino de montaria, mas escapa de lesões graves
Após realizar uma tomografia, os médicos confirmaram que não houve lesões graves na coluna do atleta.
Publicado em 10/04/2025 às 11:58 - Atualizado em 10/04/2025 às 11:59 - Por Ana Beatriz Schaedler
CCR MSVia pede autorização para implantar internet 4G na BR-163
Concessionária deve apresentar projeto em até 180 dias; duplicação de trechos da rodovia segue em ritmo abaixo do previsto
Publicado em 09/04/2025 às 18:27 - Atualizado em 09/04/2025 às 18:28 - Por Felipe Dias
Motociclista fica ferido após bater em caçamba durante chuva em Coxim
Acidente aconteceu no bairro Morada Altos de São Pedro; moradores cobram sinalização adequada nas vias
Publicado em 09/04/2025 às 15:57 - Atualizado em 09/04/2025 às 15:58 - Por Felipe Dias
OAB/MS lança a maior campanha de recuperação de créditos da sua história
Com condições exclusivas e parcelamento facilitado, advogados e advogadas têm até 30 de junho para regularizar seus débitos com a Ordem
Publicado em 09/04/2025 às 15:53 - Atualizado em 09/04/2025 às 15:56 - Por Felipe Dias
ANTT autoriza Arauco a construir ramal ferroviário em Inocência para escoamento de celulose
Ligação com a Malha Norte reforça papel estratégico da ferrovia na logística da produção sul-mato-grossense
Publicado em 09/04/2025 às 14:30 - Atualizado em 09/04/2025 às 14:44 - Por Felipe Dias
Coxim declara situação de emergência após chuva que causou alagamentos e danos na cidade
O volume de água causou alagamentos em diversos bairros, incluindo o Jardim Alvorada e Piracema, e gerou danos significativos na região central de Coxim.
Publicado em 09/04/2025 às 11:56 - Atualizado em 09/04/2025 às 12:03 - Por Ana Beatriz Schaedler
Vive-presidente, Geraldo Alckmin participa do lançamento da pedra fundamental da fábrica da Arauco em Inocência
Projeto bilionário é o maior do setor de celulose no mundo e promete transformar economia e infraestrutura de Mato Grosso do Sul
Publicado em 08/04/2025 às 17:24 - Atualizado em 08/04/2025 às 17:40 - Por Felipe Dias