Com o objetivo de ampliar o acesso a serviços terapêuticos especializados e gratuitos, Paranaíba foi escolhida como um dos três municípios de Mato Grosso do Sul a receber um polo do projeto “Laços de Cidadania: Equoterapia e Inclusão”. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Cidadania (SEC), também contempla Campo Grande e Naviraí, com investimento total de R$ 1,4 milhão.
O convênio foi assinado pelo governador Eduardo Riedel nesta semana, durante evento na Expogrande, em Campo Grande, em parceria com a Acrissul e os três municípios. Os polos irão beneficiar principalmente pessoas com deficiência e idosos com baixa mobilidade, ampliando a oferta de terapias que utilizam cavalos para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
“Somos a favor do processo de inclusão de todas as formas. Este projeto de equoterapia faz parte das ações que estamos buscando dentro do Estado. Sabemos que não conseguimos alcançar a todos sozinhos, por isso seremos sempre parceiros das instituições. O mínimo que podemos fazer é dar este apoio”, afirmou Riedel.
Paranaíba foi selecionada com base em mapeamento da ausência de serviços de equoterapia, número expressivo de pessoas com deficiência e demanda reprimida por esse tipo de atendimento. Atualmente, apenas 17% da população com deficiência no Estado tem acesso a esse serviço.
“Celebramos mais um passo de uma política pública com afeto, saindo na frente dos demais estados com foco na inclusão. Um projeto pioneiro que está fazendo história em Mato Grosso do Sul”, afirmou a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva.
Apoio aos pequenos produtores
Durante o mesmo evento, o governador também oficializou a isenção da taxa de auditoria do protocolo do Novilho Precoce para pequenos produtores rurais. A medida, com validade por prazo indeterminado, visa reduzir barreiras de entrada ao programa, estimular a produção em pequena escala e garantir rastreabilidade e qualidade da carne sul-mato-grossense.
A isenção se aplica aos produtores que comprovem o abate de até 100 animais por ano e estejam regularizados junto aos órgãos competentes. “Temos que pensar e executar políticas públicas que reduzam barreiras e aumentem a competitividade dos produtores rurais, especialmente os pequenos, tão importantes na cadeia da agropecuária”, destacou Riedel.
O presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce, Rafael Gratão, comemorou a medida: “Oportunidade ao pequeno produtor. Temos que agradecer ao governador por esta medida, que vai aumentar a produção e ajudar a todos neste processo”.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Álvaro Rezende/Secom
Você também pode gostar de ler
Governo de MS anuncia batalhão rural e reforça proteção aos produtores
Anúncio aconteceu na abertura da 85ª Expogrande; Governador também destacou o fortalecimento do agronegócio no estado
Publicado em 04/04/2025 às 15:34 - Atualizado em 04/04/2025 às 15:35 - Por Felipe Dias
MS é pioneiro em programa nacional de confecção de absorventes em presídios
O programa busca atender tanto a mulheres privadas de liberdade quanto aquelas em situação de vulnerabilidade social
Publicado em 02/04/2025 às 10:02 - Atualizado em 02/04/2025 às 10:05 - Por Ana Beatriz Schaedler
Governo de MS licita pavimentação da MS-444 e encurta viagem a Selvíria
Investimento de R$ 39,9 milhões em asfaltamento de 17,06 km garante novas alternativas de acesso e escoamento da produção
Publicado em 01/04/2025 às 17:59 - Atualizado em 01/04/2025 às 18:00 - Por Felipe Dias
Com foco nos cuidados de pacientes com hanseníase, SES promove capacitação sobre talidomida
A capacitação foi realizada no Centro de Convenções Dr. Günter Hans do Hospital São Julião, em Campo Grande
Publicado em 29/03/2025 às 10:55 - Atualizado em 29/03/2025 às 10:56 - Por Ana Beatriz Schaedler
MS reforça avanços da Defensoria Pública no Estado e contribuição no amparo à sociedade
Para 2025, o órgão pretende ampliar sua estrutura com a inauguração de uma nova sede em São Gabriel do Oeste e Cassilândia
Publicado em 28/03/2025 às 11:52 - Atualizado em 28/03/2025 às 11:54 - Por Ana Beatriz Schaedler
Mato Grosso do Sul tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético
A partir do programa, foi possível mensurar que de 2020 a 2024 a produção de etanol evitou a emissão de 13,7 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera
Publicado em 26/03/2025 às 11:49 - Por Ana Beatriz Schaedler