Mato Grosso do Sul será um dos grandes destaques da edição 2025 da World Travel Market Latin America (WTM LA), considerada uma das principais feiras de turismo da América Latina. O evento acontece entre os dias 14 e 16 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo profissionais, influenciadores e empresas do setor de viagens e turismo em um ambiente voltado a negócios e parcerias estratégicas.
O estande do Estado contará com uma proposta inovadora de atendimento ao público, apresentando lançamentos, treinamentos, ativações interativas e experiências gastronômicas que prometem encantar os visitantes. A culinária sul-mato-grossense será representada pelos chefs Marcílio Galeano, Lucas Caslu e Juanita. Uma das atrações será a harmonização dos pratos com cervejas artesanais da Cervejaria Prosa, que aposta em sabores e nomes inspirados na cultura regional, além de drinks elaborados com cachaças e licores artesanais da Di Bonito Cachaçaria.
Seguindo o compromisso com a sustentabilidade, o espaço também contará com o tradicional carbonômetro, que mede e compensa a emissão de carbono dos participantes e visitantes. O estande trará ainda uma exposição de obras dos artistas Isaac de Oliveira e Gabriel Gabino, valorizando a arte regional.
A acessibilidade também será prioridade. A logomarca “Isto é Mato Grosso do Sul – Turismo Acessível e Inclusivo” estará presente em braille, reafirmando o compromisso com a inclusão. Além disso, outras iniciativas como o Turismo LGBT, o projeto CO2 Neutro e o Afroturismo também terão visibilidade, com destaque em uma testeira de LED.
“Nosso estande vai refletir toda a diversidade do turismo sul-mato-grossense, com inclusão, inovação e sustentabilidade. A WTM é um dos eventos mais importantes do nosso calendário, e vamos com tudo, com um estande que valoriza nossas rotas e posiciona o Estado de forma estratégica no cenário nacional e internacional”, destacou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS).
Um dos grandes destaques será o lançamento oficial do Guia de Afroturismo de Mato Grosso do Sul, que acontecerá na segunda-feira (14), às 17h30, durante o Prêmio Guia Negro, no Transformation Theatre. A publicação traz informações sobre oito comunidades quilombolas do Estado, além de dicas de museus, festas populares e manifestações culturais ligadas à cultura afro, como o Instituto do Homem Pantaneiro, em Corumbá.
“Incluir o afroturismo como um dos pilares do nosso trabalho é abrir espaço para novas histórias e produtos turísticos de grande potencial. Temos um campo imenso a ser explorado, especialmente em regiões como Corumbá, o Pantanal e Campo Grande, que possuem forte identidade com a cultura afro e grande capacidade de atrair o público internacional”, ressaltou Wendling.
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