Jair Bolsonaro passa por cirurgia de emergência em Brasília após quadro de subobstrução intestinal

Ex-presidente foi operado neste domingo (13); boletim médico informa que procedimento ocorreu sem complicações

Imagem de compartilhamento para o artigo Jair Bolsonaro passa por cirurgia de emergência em Brasília após quadro de subobstrução intestinal da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi submetido a uma cirurgia de emergência na manhã deste domingo (13), em Brasília, após diagnóstico de subobstrução intestinal. O procedimento, realizado no Hospital DF Star, teve início por volta das 10h e durou cerca de 12 horas, conforme informações confirmadas por boletim médico divulgado às 21h40.

Segundo a nota oficial, a cirurgia — uma laparotomia exploradora — foi realizada para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. O hospital informou que o procedimento foi considerado de grande porte, mas transcorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue. Bolsonaro segue internado e em recuperação pós-operatória.

O ex-presidente deu entrada no DF Star na noite de sábado (12), transferido de Natal (RN), após se queixar de fortes dores abdominais durante compromisso político no município de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Ainda na sexta-feira (11), ele foi levado de helicóptero à capital potiguar, onde passou a noite internado no Hospital Rio Grande.

De acordo com Cláudio Birolini, médico pessoal de Bolsonaro, o quadro clínico enfrentado foi o mais grave desde o atentado a faca sofrido por ele em 2018. “Da forma como ele chegou, bastante desidratado, com muita dor e distensão abdominal exuberante… Dá para dizer, com alguma segurança, que esse foi o quadro mais exuberante em relação aos quadros anteriores que ele apresentou”, afirmou o profissional.

Antes de deixar o hospital em Natal, Bolsonaro aparentava estar bem. Ele orou com funcionários, fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e cumprimentou apoiadores no trajeto até o aeroporto.

A decisão pela cirurgia foi tomada após novos exames laboratoriais e de imagem detectarem persistência no quadro de subobstrução, mesmo após o tratamento inicial. As equipes médicas optaram, em comum acordo, pela intervenção cirúrgica.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou as redes sociais para anunciar o sucesso do procedimento. “Cirurgia concluída com sucesso! A Deus toda honra e toda glória! Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo”, publicou.

Durante todo o domingo, apoiadores do ex-presidente se reuniram em frente ao hospital, em vigília e oração pela sua recuperação. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também esteve no local.

A expectativa é que Jair Bolsonaro permaneça internado nos próximos dias para monitoramento da recuperação. Essa é mais uma das várias intervenções médicas pelas quais o ex-presidente passou desde o atentado que sofreu durante a campanha presidencial de 2018.

Fonte: Metrópoles/MS Todo Dia

Foto:Foto: Reprodução/X @jairbolsonaro

Você também pode gostar de ler