O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi submetido a uma cirurgia de emergência na manhã deste domingo (13), em Brasília, após diagnóstico de subobstrução intestinal. O procedimento, realizado no Hospital DF Star, teve início por volta das 10h e durou cerca de 12 horas, conforme informações confirmadas por boletim médico divulgado às 21h40.
Segundo a nota oficial, a cirurgia — uma laparotomia exploradora — foi realizada para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. O hospital informou que o procedimento foi considerado de grande porte, mas transcorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue. Bolsonaro segue internado e em recuperação pós-operatória.
O ex-presidente deu entrada no DF Star na noite de sábado (12), transferido de Natal (RN), após se queixar de fortes dores abdominais durante compromisso político no município de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Ainda na sexta-feira (11), ele foi levado de helicóptero à capital potiguar, onde passou a noite internado no Hospital Rio Grande.
De acordo com Cláudio Birolini, médico pessoal de Bolsonaro, o quadro clínico enfrentado foi o mais grave desde o atentado a faca sofrido por ele em 2018. “Da forma como ele chegou, bastante desidratado, com muita dor e distensão abdominal exuberante… Dá para dizer, com alguma segurança, que esse foi o quadro mais exuberante em relação aos quadros anteriores que ele apresentou”, afirmou o profissional.
Antes de deixar o hospital em Natal, Bolsonaro aparentava estar bem. Ele orou com funcionários, fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e cumprimentou apoiadores no trajeto até o aeroporto.
A decisão pela cirurgia foi tomada após novos exames laboratoriais e de imagem detectarem persistência no quadro de subobstrução, mesmo após o tratamento inicial. As equipes médicas optaram, em comum acordo, pela intervenção cirúrgica.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou as redes sociais para anunciar o sucesso do procedimento. “Cirurgia concluída com sucesso! A Deus toda honra e toda glória! Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo”, publicou.
Durante todo o domingo, apoiadores do ex-presidente se reuniram em frente ao hospital, em vigília e oração pela sua recuperação. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também esteve no local.
A expectativa é que Jair Bolsonaro permaneça internado nos próximos dias para monitoramento da recuperação. Essa é mais uma das várias intervenções médicas pelas quais o ex-presidente passou desde o atentado que sofreu durante a campanha presidencial de 2018.
Fonte: Metrópoles/MS Todo Dia
Foto:Foto: Reprodução/X @jairbolsonaro
Você também pode gostar de ler
Com gestão inovadora e presença ativa, Prefeito Delegado Murilo promove dia de transformação na Comunidade Quilombola
Prefeitura leva serviços de saúde, infraestrutura e limpeza diretamente à comunidade em um gesto de compromisso e proximidade com o povo, dentro do programa “Todos em Ação”
Publicado em 14/04/2025 às 08:24 - Por Ana Beatriz Schaedler
Mochi encerra audiências sobre a BR-163 com forte participação popular
Desde março, as audiências públicas foram realizadas em Naviraí, Dourados, Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Rio Brilhante, Campo Grande e, por fim, Mundo Novo
Publicado em 10/04/2025 às 12:03 - Atualizado em 10/04/2025 às 12:04 - Por Ana Beatriz Schaedler
Deputada Mara Caseiro solicita construção de ponte de concreto que liga Camapuã a São Gabriel do Oeste
Em sua justificativa Mara Caseiro afirmou que a substituição da ponte por uma estrutura de concreto é crucial para garantir a segurança dos moradores e motoristas,
Publicado em 09/04/2025 às 11:13 - Por Ana Beatriz Schaedler
Gestão em ação: Prefeito Murilo conquista R$ 300 mil com Márcio Fernandes e amplia apoio com governador Riedel
Conquista fortalece articulações políticas do prefeito Murilo, que também discutiu com Riedel a pavimentação da MS-215
Publicado em 09/04/2025 às 09:43 - Atualizado em 09/04/2025 às 09:57 - Por Ana Beatriz Schaedler
Deputada Mara Caseiro trabalha para garantir maior segurança na MS-223
A solicitação se refere a um trecho da rodovia nas proximidades do Parque Industrial Pedro Mariani Neto, localizado na saída para Chapadão do Sul, em Costa Rica.
Publicado em 03/04/2025 às 12:04 - Atualizado em 03/04/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler
Construção de capela ecumênica e recapeamento da Avenida Pantanal são solicitados pela Vereadora Alline Tontini
A vereadora relembrou que em 2023 uma emenda ja foi aprovada para construção da capela; e que o recapemento da Avenida Pantanal é fundamental para Chapadão do Sul
Publicado em 01/04/2025 às 08:50 - Por Ana Beatriz Schaedler
Protagonistas na democracia em MS, Mara Caseiro e outras mulheres provam que lugar de mulher é na política
Mara Caseiro reforçou que apesar de ter um crescimento significativo de mulheres em cargos políticos nas eleições de 2024, ainda são passos lentos.
Publicado em 29/03/2025 às 09:01 - Por Ana Beatriz Schaedler
Preso por extorsão e agiotagem, ex-candidato a prefeito de Bandeirantes é solto
Mauro Augusto Senturião Dutra foi preso em julho de 2024 por extorsão e agiotagem
Publicado em 26/03/2025 às 17:56 - Atualizado em 26/03/2025 às 18:24 - Por Felipe Dias
STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano
Moraes, Dino, Fux, Cármen e Zanin votam para aceitar denúncia da PGR contra ex-presidente e outros 7 acusados por crimes contra democracia
Publicado em 26/03/2025 às 15:24 - Atualizado em 26/03/2025 às 15:48 - Por Felipe Dias