Mato Grosso do Sul se destaca na exportação de ovos e amplia presença no mercado internacional

Somente nos três primeiros meses de 2024, mais de 840 quilos do produto foram enviados ao país norte-americano

Imagem de compartilhamento para o artigo Mato Grosso do Sul se destaca na exportação de ovos e amplia presença no mercado internacional da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul tem se consolidado como um dos principais exportadores de ovos do Brasil, com destaque especial para o mercado dos Estados Unidos. Somente nos três primeiros meses de 2024, mais de 840 quilos do produto foram enviados ao país norte-americano, reforçando o protagonismo sul-mato-grossense no setor.

Os números evidenciam uma crescente demanda internacional. Em 2022, os EUA importaram pouco mais de 1,1 milhão de quilos de ovos produzidos em MS. No ano seguinte, esse volume quase dobrou, saltando para 2.096.000 quilos. Em 2024, além dos Estados Unidos, outros países também se destacaram como compradores: o Chile adquiriu 236 mil quilos, a Colômbia importou 72 mil quilos e as Filipinas, 24,3 mil quilos.

Segundo o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, a avicultura de postura tem papel estratégico na economia do estado.

“O Governo entende que a produção de ovos é uma excelente alternativa para Mato Grosso do Sul, dada a grande produção de grãos e os altos níveis de sanidade e biossegurança. Além disso, nossa logística de atendimento aos estados da região Sudeste e Sul, além dos países vizinhos, é muito favorável”, destacou Beretta.

A produção total do estado em 2023 foi de impressionantes 1.117.104.000 unidades de ovos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A produção está concentrada principalmente em três municípios: Terenos (34,62%), Ivinhema (29,13%) e Dourados (6,39%), que juntos respondem por mais da metade do total.

Outros municípios também se destacam na produção: Sidrolândia, com 69 mil unidades; Jateí (43 mil); Cassilândia (41 mil); São Gabriel do Oeste (29 mil); Água Clara (26 mil) e Douradina (25 mil).

Com estrutura sólida, qualidade sanitária e localização estratégica, Mato Grosso do Sul segue fortalecendo sua presença no cenário internacional e consolidando a avicultura como um dos pilares do agronegócio estadual.

Você também pode gostar de ler