Rio Verde, Coxim e Camapuã lideram acumulado de chuvas no norte do Estado em abril

Municípios como Bandeirantes também supera média histórica; São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes registraram volumes abaixo do esperado

Imagem de compartilhamento para o artigo Rio Verde, Coxim e Camapuã lideram acumulado de chuvas no norte do Estado em abril da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A primeira quinzena de abril foi marcada por chuvas expressivas em municípios da região norte de Mato Grosso do Sul, conforme levantamento divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Rio Verde de Mato Grosso aparece com o maior volume acumulado da região, registrando 171,2 milímetros de chuva entre os dias 1º e 15 de abril.

Outras cidades da região também registraram altos volumes, como Coxim (143,6 mm), Camapuã (137,8 mm) e Bandeirantes (91,6 mm), este último ultrapassando a média histórica mensal de 86,5 mm. As informações foram obtidas a partir de dados de satélite (produto MERGE/INPE), estações meteorológicas (INMET, SEMADESC, Embrapa Agropecuária Oeste) e pluviômetros automáticos (CEMADEN e ANA).

Em contrapartida, municípios como São Gabriel do Oeste (68 mm) e Pedro Gomes (64,2 mm) ficaram abaixo da média para o mês de abril, com reduções de 26% e 34%, respectivamente, em relação aos índices esperados.

Imagem 181231

O relatório do Cemtec aponta que 20 municípios do estado apresentaram acumulados de chuva inferiores à média histórica para o mês, enquanto outros 14 tiveram índices acima do esperado. Dourados lidera o ranking geral do estado com 181,8 mm acumulados, representando 72% a mais que a média histórica da cidade.

Outros municípios com destaque em precipitação incluem Sete Quedas (150,8 mm), Ribas do Rio Pardo (150,2 mm), Aral Moreira (141,4 mm) e Miranda (128,8 mm).

Na outra ponta, as menores marcas foram registradas em Paranaíba (16,6 mm), Dois Irmãos do Buriti (37,4 mm), Nova Alvorada do Sul (41,8 mm) e Rochedo (42,2 mm), todos com volumes mais de 50% abaixo da média para o período.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler