Colheita da soja em MS atinge 98,3% da área e supera expectativa de produtividade em 5%

Produção estimada chega a 14,6 milhões de toneladas; plantio do milho safrinha também avança e atinge 99% da área

Imagem de compartilhamento para o artigo Colheita da soja em MS atinge 98,3% da área e supera expectativa de produtividade em 5% da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A colheita da soja já alcançou 98,3% da área plantada em Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), coordenado pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS). Até o momento, aproximadamente 4,4 milhões de hectares já foram colhidos no estado.

A expectativa é de que a safra 2024/2025 encerre com um crescimento de 6,8% em relação à anterior, totalizando 4,5 milhões de hectares cultivados. Inicialmente, a produtividade média era estimada em 51,7 sacas por hectare, com projeção de 13,977 milhões de toneladas colhidas.

Contudo, com base em amostragem realizada em 10,7% da área total, novos dados elevaram a produtividade para 54,4 sacas por hectare, resultando em uma estimativa revisada de 14,6 milhões de toneladas de soja — um aumento de 5% em relação à previsão inicial.

As regiões centro e norte do estado já registram média de 97% da área colhida. As equipes técnicas seguem em campo com colheitadeiras e maquinário especializado para garantir a retirada da safra dentro do período ideal, minimizando riscos climáticos.

Ao mesmo tempo, a Aprosoja monitora o avanço do plantio do milho segunda safra, o chamado milho safrinha. Até o dia 11 de abril, o cultivo atingiu 99% da área estimada, sinalizando bom ritmo das operações agrícolas em todo o estado.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler