Governador de MS decreta luto no estado pelo falecimento do Papa Francisco

As bandeiras em repartições públicas estaduais e federais serão hasteadas a meio-mastro em sinal de respeito

Imagem de compartilhamento para o artigo Governador de MS decreta luto no estado pelo falecimento do Papa Francisco da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O falecimento do Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um derrame e insuficiência cardíaca irreversível, gerou comoção mundial. Jorge Mario Bergoglio, argentino e primeiro papa latino-americano da história, ocupava o posto de líder da Igreja Católica desde março de 2013, sendo o 266º pontífice.

Reconhecido por seu carisma, simplicidade e forte engajamento com causas sociais, Francisco marcou seu pontificado com discursos de acolhimento, combate à pobreza e defesa dos direitos humanos. Seu legado ecoa em milhões de fiéis ao redor do mundo, que agora se despedem de uma das figuras mais influentes do século.

Em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel manifestou pesar pela morte do pontífice. “Seu pontificado foi marcado pela humildade, simplicidade e compromisso com as causas sociais. Como primeiro papa latino-americano e jesuíta, deixou um legado de fé, amor ao próximo e busca por uma igreja mais inclusiva. Que seu exemplo continue a nos inspirar a viver os ensinamentos de Cristo”, publicou nas redes sociais.

Ainda na segunda-feira, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado o decreto de luto oficial de três dias em Mato Grosso do Sul. As bandeiras em repartições públicas estaduais e federais serão hasteadas a meio-mastro em sinal de respeito.

No âmbito nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias. Em nota, o chefe do Executivo federal lamentou profundamente a perda e destacou a importância do papa como uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

Você também pode gostar de ler