Inmet emite alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h em Costa Rica e região

São 44 cidades em risco de alagamentos e queda de galhos; aviso é válido até a manhã de quarta-feira

Imagem de compartilhamento para o artigo Inmet emite alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h em Costa Rica e região da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (22) um alerta de risco potencial para chuvas intensas em 44 cidades de Mato Grosso do Sul, principalmente na região norte do estado.

O aviso, de nível amarelo, é válido até às 10h desta quarta-feira (23) e inclui municípios como São Gabriel do Oeste, Coxim, Camapuã, Sonora, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Costa Rica, Alcinópolis e Figueirão.

De acordo com o Inmet, há risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. O fenômeno pode provocar alagamentos, queda de galhos de árvores e transtornos pontuais, como dificuldade de locomoção em áreas urbanas e interrupções temporárias no fornecimento de energia elétrica.

A Climatempo alerta ainda que áreas de instabilidade devem se intensificar ao longo da quarta-feira (23) devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, que deve se deslocar para o centro-sul do Brasil entre quinta (24) e sexta-feira (25), aumentando as chances de temporais em todo o estado.

No feriado prolongado de Semana Santa, diversas cidades de Mato Grosso do Sul já sofreram com os efeitos da chuva, como alagamentos, queda de árvores e interdições em rodovias. Com o novo alerta, a recomendação é de atenção redobrada por parte da população e dos órgãos de defesa civil.

Recomendações à população:

  • Evite áreas alagadas e não tente atravessar ruas inundadas;
  • Não se abrigue debaixo de árvores durante ventos fortes;
  • Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

As cidades com risco de temporais em Mato Grosso do Sul, segundo o Inmet, são:

Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Eldorado, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora e Tacuru.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler