Rio Taquari se aproxima do nível máximo e acende alerta para cheias em Coxim

Imasul aponta que rios da Bacia do Paraguai estão em estado de atenção; Miranda já entrou em emergência

Imagem de compartilhamento para o artigo Rio Taquari se aproxima do nível máximo e acende alerta para cheias em Coxim da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O nível do Rio Taquari, em Coxim, atingiu 442 centímetros nesta terça-feira (22), de acordo com boletim do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A medição se aproxima do maior valor já registrado para a estação, que foi de 453 centímetros, e acende o alerta para possibilidade de cheia na região norte do Estado.

O boletim do Imasul também indica que os demais rios da Bacia do Paraguai estão em estado de atenção. No município de Aquidauana, o rio que leva o mesmo nome chegou a 626 centímetros (6,26 metros), com pico anterior de 6,85 metros. Já no Rio Miranda, a estação na Estrada MT-738 atingiu 654 centímetros (6,54 metros), colocando a região em estado de emergência.

Na estação de Palmeiras, que monitora os rios Aquidauana e Miranda, o nível atual é de 485 centímetros, abaixo do limite máximo de 537 centímetros, mas ainda em situação de alerta.

No caso do Rio Paraguai, que também compõe a bacia, ainda não há registros de níveis críticos ou indicativos de transbordamento.

A previsão do tempo para as próximas horas indica condições que podem agravar o cenário. Em Coxim, a probabilidade de chuva é de 79%, com estimativa de 17,4 milímetros. Em Aquidauana, há 64% de chance de chuva (5,2 mm previstos). Miranda tem previsão de 66% de chance de precipitação, com volume de 8,3 mm.

As autoridades ambientais seguem monitorando os níveis dos rios e alertam a população ribeirinha para que acompanhe os comunicados oficiais e adote medidas preventivas diante do risco de cheias.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler