Com apoio do Governo projeto Escambo UBU leva teatro e formação cultural à zona rural de Sonora

O projeto é financiado pela Funarte, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Setesc e do Governo do Estado

Imagem de compartilhamento para o artigo Com apoio do Governo projeto Escambo UBU leva teatro e formação cultural à zona rural de Sonora da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Nesta quarta-feira (23), a zona rural de Sonora recebe o projeto Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul, que leva arte e formação cultural a comunidades fora do circuito tradicional. A iniciativa chega à Escola Municipal Irmã Araudi, localizada no Parque Novo Horizonte, como parte da turnê nacional do grupo sul-mato-grossense Grupo UBU, que percorrerá 12 cidades brasileiras com apoio da Funarte, por meio do edital Rede das Artes.

O espetáculo apresentado será "Pelega e a Porca Prenha – Na Mata do Pequi", uma fábula popular baseada em mitos do Cerrado. Após a peça, será realizada uma vivência com os professores da instituição, com o objetivo de integrar aspectos culturais, sociais e educativos ao ambiente escolar.

O diretor do grupo, Anderson Bosh, explica que o projeto busca atingir territórios simbólica e fisicamente afastados do circuito cultural. “Levar teatro a esses lugares não é um favor – é reconhecer o direito dessas comunidades de acessar e protagonizar processos culturais”, afirma.

Antes de chegar a Sonora, o grupo já passou por Corumbá (MS) e Rondonópolis (MT). Em Corumbá, a apresentação foi realizada no Moinho Cultural para um público formado por crianças brasileiras e bolivianas. Em Rondonópolis, a encenação ocorreu em uma escola de tempo integral localizada em área de vulnerabilidade social.

O ator e produtor cultural Edner Gustavo destacou a emoção das apresentações: “É bonito ver o brilho nos olhos de quem se reconhece na cena ou se emociona com o que estamos contando. Agora, em Sonora, seguimos com o mesmo desejo: fazer da arte uma experiência lúdica.”

O projeto é financiado pela Funarte, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Setesc e do Governo do Estado. Depois de Sonora, o Escambo UBU segue para cidades como Ponta Porã, Chapadão do Sul, Mundo Novo e Aparecida do Taboado, além de municípios de outros estados, como Chapadão do Céu (GO), Terra Roxa (PR) e Jales (SP).

A realização é do Grupo UBU, com direção e dramaturgia de Anderson Bosh, produção executiva de Douglas Moreira e Edner Gustavo, design gráfico, foto e vídeo de Helton Pérez e Hana Chaves (Vaca Azul), música original de Ewerton Goulart, iluminação de Nathália Maluf, sonoplastia de Nilce Maciel, mediação de vivências com Kelly Queiroz e coordenação pedagógica de Douglas Caetano.

Fonte: Jornal MS Todo Dia 

Foto: Divulgação 

Você também pode gostar de ler