A comunidade das Moreninhas, um dos bairros mais densamente povoados de Campo Grande, recebeu com entusiasmo a notícia do estabelecimento de um novo curso de Direito na região. A iniciativa foi impulsionada pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB/MS), que atendeu ao clamor dos moradores e fez gestões junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A resposta positiva da universidade foi anunciada na noite de segunda-feira (14), marcando mais um passo em direção à ampliação do acesso à educação superior na região.
Com aproximadamente 40 mil habitantes, as Moreninhas têm uma longa história de aspirações pela educação superior. Atualmente, a UEMS já oferece os cursos de Administração Pública e História na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, localizada no bairro Moreninha I. No entanto, a demanda por um curso de Direito era uma reivindicação antiga das famílias locais.
O Deputado Beto Pereira ressaltou a importância de tornar a educação superior acessível e inclusiva. Ele enfatizou que a instalação do curso de Direito nas Moreninhas é uma resposta concreta às necessidades dos jovens da região. "A educação superior precisa ser acessível e inclusiva. Esse polo da UEMS nas Moreninhas garante a oportunidade do acesso a uma universidade pública, que é um grande anseio de toda a região e o curso de Direito vem ao encontro das necessidades dos jovens do local", declarou o deputado.
O Secretário Estadual de Educação, Hélio Daher, elogiou a iniciativa da UEMS em expandir suas ofertas educacionais para onde os estudantes estão. Ele mencionou que essa ação é um exemplo para outras instituições de ensino no estado, e ressaltou o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em investir na educação superior que realmente atenda às demandas da população.
Moradores da região também celebraram a notícia da instalação do curso de Direito. Wesley Ribeiro, um estudante das Moreninhas, expressou sua alegria e afirmou que ter uma universidade pública e de qualidade próxima de casa facilita o acesso ao curso que é o sonho da comunidade.
O curso de Direito, com previsão de início para o começo de 2024, disponibilizará 40 vagas para os estudantes.
O reitor da Universidade Estadual, Laércio Carvalho, agradeceu à parceria da Bancada Federal e destacou o papel fundamental do deputado Beto Pereira na realização desse projeto. Ele afirmou que a instalação do curso de Direito nas Moreninhas é um passo importante para levar o ensino superior àqueles que realmente necessitam.
A Unidade Moreninhas da UEMS, criada em 2023, já oferece os cursos de Administração Pública (Bacharelado) e História (Licenciatura) em período noturno. Com a adição do curso de Direito a partir do início de 2024, a universidade continuará a contribuir para o crescimento educacional e profissional da região, cumprindo seu papel de fornecer oportunidades de ensino de qualidade às comunidades que serve.
Você também pode gostar de ler
Beto Pereira reafirma as parcerias e estará ao lado cobrando as promessas populistas: Estarei fiscalizando e acompanhando
Deputado anunciou que, independente do resultado das eleições em Campo Grande, continuará sendo parceiro nos projetos de desenvolvimento para cidade
Publicado em 09/10/2024 às 18h04 - Atualizado em 09/10/2024 às 18h06 - Por Felipe Dias
Em visita à empresa, Beto promete desburocratização para gerar empregos em Campo Grande
Candidato critica cenário atual do empreendedorismo e defende medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico da Capital
Publicado em 27/09/2024 às 16h04 - Atualizado em 27/09/2024 às 16h05 - Por Felipe Dias
Beto Pereira quer criar creches em polos empresariais para desafogar fila de espera
Candidato a prefeitura de Campo Grande destacou que a criação de creches dentro dos polos empresariais seria um diferencial para esses centros, facilitando a vida dos trabalhadores
Publicado em 12/09/2024 às 16h40 - Por Felipe Dias