Riedel resgata gambá e anuncia hospital para animais silvestres em MS

O hospital, a ser implantado em Campo Grande, será o primeiro de toda América Latina

Imagem de compartilhamento para o artigo Riedel resgata gambá e anuncia hospital para animais silvestres em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mostrando o resgate de um gambá no receptivo estadual, em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (15), projeto de construção de um hospital para animais silvestres.

“Esta semana, durante o caminho para o receptivo do governo, onde despachei, encontrei esse pequeno gambá, que acabara de ser resgatado pela Polícia Militar Ambiental, e entregue ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, o Cras”, contou.

O hospital, a ser implantado na Capital, será o primeiro de toda América Latina. O governador aproveitou para dar uma dica ambiental: “apesar de fofo, o gambá é um animal silvestre, por isso, ao encontrá-lo em dependências domésticas, é necessário acionar ajuda especializada, como foi neste caso”.

Como agir ao encontrar um animal silvestre?

Não se aproxime: Animais silvestres podem ser perigosos, mesmo que pareçam inofensivos. Muitos deles podem se sentir ameaçados e reagir de maneira agressiva para se defender.

Não os alimente: Alimentar animais silvestres pode interferir em seus hábitos naturais e fazer com que eles percam o medo dos seres humanos. Além disso, alguns alimentos podem ser prejudiciais para eles.

Mantenha distância: Se você encontrar um animal silvestre, mantenha uma distância segura e observe-o de longe. Isso minimiza o estresse para o animal e reduz o risco de conflitos.

Imagem riedel 1

Não tente capturar ou manusear: Tentar capturar ou manusear animais silvestres pode ser perigoso tanto para você quanto para o animal. Muitos animais podem transmitir doenças ou causar ferimentos.

Ligue para autoridades competentes: Se o animal estiver em perigo imediato, ferido ou precisando de ajuda, entre em contato com as autoridades competentes. Em Mato Grosso do Sul, você pode entrar em contato com a PMA (Polícia Militar Ambiental) através do telefone 190 ou 3357-1500.

Respeite o ambiente: Lembre-se de que você está invadindo o habitat natural desses animais. Respeite o espaço deles e evite interferir em seus comportamentos naturais.

Informações úteis: Ao relatar a situação para as autoridades, forneça informações precisas sobre a localização do animal, sua condição (ferido, saudável, etc.) e qualquer comportamento incomum que você tenha observado.

Não adote como animal de estimação: Animais silvestres não são adequados para serem mantidos como animais de estimação. Eles possuem necessidades específicas que raramente podem ser atendidas em um ambiente doméstico.

Fotografe ou registre: Se for seguro fazer isso, você pode tirar fotos ou fazer registros do animal para ajudar as autoridades a avaliar a situação e fornecer orientações apropriadas.

Educação e conscientização: Compartilhe informações sobre como lidar com animais silvestres com outras pessoas, para que todos possam estar cientes e tomar medidas apropriadas ao encontrá-los.

Lembrando que a proteção dos animais silvestres é essencial para a preservação da biodiversidade e do equilíbrio dos ecossistemas. Ao seguir essas orientações, você estará contribuindo para a segurança desses animais e para a sua própria segurança também.

Você também pode gostar de ler

X