Vereadores de Chapadão do Sul levam estudantes a Brasília para aprenderem sobre política

Ação faz parte da 3ª fase do projeto ‘Câmara Vai à Escola’, realizado pelos parlamentares

Imagem de compartilhamento para o artigo Vereadores de Chapadão do Sul levam estudantes a Brasília para aprenderem sobre política da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O projeto ‘Câmara Vai à Escola’ levou estudantes de Chapadão do Sul para conhecer Brasília, na terceira etapa do projeto realizada pelos vereadores do município.

A comitiva visitou o Memorial JK, a Catedral Metropolitana, o Museu Vivo da História Candanga, o Museu do Catetinho, Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Praça dos Três Poderes.

Eles estiveram também no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, onde os assistiram à palestra com o Juiz Federal Fábio Esteves, que é natural de Chapadão do Sul.

O presidente da Casa de Leis, vereador Airton Antônio Schwantes (PSDB), enalteceu o projeto, parabenizou a participação ativa dos estudantes desde a primeira fase, e destacou que essa iniciativa tem o objetivo de contribuir para uma sociedade mais engajada e participativa no exercício da democracia.

Imagem camara chapadao do sul

“Deixo meu abraço a todos que participaram do projeto Câmara vai à Escola”, que com certeza foi um grande aprendizado, tanto para nós vereadores, quanto para os professores, coordenadores e, em especial aos alunos”.

“Em cada lugar visitado, nós tivemos o privilégio e a satisfação de aprender e conhecer, como funcionam os três poderes na esfera federal e, pudemos ouvir o nosso juiz federal e filho dessa terra, Dr. Fábio Esteves, que fez uma palestra maravilhosa e nos emocionou com suas palavras. Ficamos comovidos, muito felizes e orgulhosos”.

Imagem camara chapadao do sul3

O assunto foi destaque na sessão ordinária desta segunda-feira (14). O projeto é um dos mais importantes da história do Legislativo Municipal e tem o objetivo de apresentar aos alunos como funcionam os três poderes, aproximando os estudantes à política.

Na primeira fase do projeto, executada no primeiro semestre de 2023, foram feitas eleições nas escolas participantes, onde os alunos votaram para escolher qual colega representaria cada instituição.

Imagem camara chapadao do sul4

Em seguida, os representantes eleitos participaram das sessões, discursando no Plenário da Câmara Municipal, apresentando as reivindicações da comunidade escolar e da população em geral.

No início de agosto, alunos e vereadores foram até Campo Grande, para a segunda fase do projeto. Na Capital, conheceram o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a sede do Governo do Estado e o Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo.

Você também pode gostar de ler

X