A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul encerrou com resultados expressivos a Operação Falcão, realizada entre abril e maio deste ano com o objetivo de combater a criminalidade em áreas rurais do estado. A ação teve como foco principal o combate ao furto de gado (abigeato), além de furtos, roubos de equipamentos agrícolas, tráfico de drogas e crimes ambientais.
Sob a coordenação do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu), a operação percorreu diversas regiões, com destaque para os municípios de Sonora, Sidrolândia e Terenos, onde houve reforço no policiamento. A atuação integrada envolveu também o 1º e o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, a Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA/SEJUSP), o Serviço de Inteligência da PMMS e outras unidades operacionais.
Um dos diferenciais da operação foi o uso da aeronave Harpia 01, equipada com armamentos de longo alcance, sensores de visão noturna e dispositivos de rastreamento tático. A presença aérea, aliada ao uso de geotecnologias e planejamento estratégico, permitiu uma repressão qualificada e ações preventivas eficazes.
Resultados expressivos da Operação Falcão:
- 30 cabeças de gado recuperadas
- 2 pessoas presas por furto de gado
- 4 armas de fogo apreendidas
- 6 foragidos da Justiça capturados
- 4 veículos e 1 motocicleta furtados recuperados
- 1 autor de homicídio preso e arma apreendida
Combate ao tráfico e ao contrabando:
Apreensão de 787 kg de drogas, sendo:
- 637 kg de maconha
- 148 kg de skunk
- 116 g de haxixe
- 1 kg de pasta base de cocaína
- 691 pacotes de cigarro contrabandeados
- 73 pneus e 2 rodas de origem ilícita apreendidos
- 3 toneladas de adubo de origem irregular apreendidas
- Nenhum caso de abigeato durante a operação
Um dos pontos mais relevantes foi a ausência de ocorrências de furto de gado nas regiões monitoradas durante o período da operação, o que, segundo a Polícia Militar, é reflexo direto das ações preventivas e da presença policial nas áreas rurais.
Operação faz parte do Programa Campo Mais Seguro
A Operação Falcão está inserida no Programa Campo Mais Seguro, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e executado pelo Batalhão Rural. O programa é uma política pública estadual que visa proteger a vida, o patrimônio e a produção no campo.
Entre as ações do programa, destacam-se:
- A Rede de Vizinhos em Alerta, que conecta produtores rurais com a patrulha especializada;
- Visitas técnicas para análise de risco em propriedades;
- Mapeamento de pontos vulneráveis com apoio de tecnologia;
- Cadastro georreferenciado com informações estratégicas sobre mais de 15 mil propriedades rurais no estado.
A expectativa da Polícia Militar é ampliar ainda mais essa rede de proteção, reforçando a segurança no campo com ações preventivas e inteligência policial.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divugação/PMMS
Você também pode gostar de ler
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Coxim
Jovem de 22 anos foi encontrado na residência da vítima durante fiscalização do Programa Mulher Segura
Publicado em 21/08/2026 às 15:54 - Atualizado em 21/08/2026 às 16:21 - Por Camila Borges
PM registra ocorrência de importunação sexual e injúria em academia de Chapadão do Sul
Recepcionista relatou abordagens insistentes, gestos obscenos e xingamentos; caso foi encaminhado à Polícia Civil
Publicado em 21/08/2026 às 14:07 - Atualizado em 21/08/2026 às 14:08 - Por Camila Borges
Chapadão do Sul: Bêbado quebra janela de caminhão para dormir após dono esconder chave
Homem de 29 anos disse que queria entrar no veículo para dormir; ele foi preso por dano
Publicado em 21/08/2026 às 09:25 - Atualizado em 21/08/2026 às 09:28 - Por Gabi Ferreira
Golpe pelo WhatsApp gera prejuízo de mais de R$ 27 mil em Água Clara
Criminosos se passaram por funcionários de banco e fizeram empréstimos e transferências após obter código de segurança
Publicado em 21/08/2026 às 08:39 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:45 - Por Gabi Ferreira
Gritos, silêncio e morte: Costa Rica registra mais um caso de feminicídio
Fátima Alves de Matos(54) chegou ao hospital sem sinais vitais; morte é investigada como feminicídio e companheiro permanece preso como suspeito
Publicado em 21/08/2026 às 08:23 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:41 - Por Renan Carrijo
TJMS mantém preso acusado de mandar matar tia por herança em Ribas do Rio Pardo
Desembargadora cita gravidade do crime e risco de intimidação de pessoa ligada à disputa familiar
Publicado em 21/08/2026 às 07:51 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:10 - Por Gabi Ferreira
Adolescente de 17 anos é apreendido com 2,4 kg de maconha em São Gabriel do Oeste
Jovem tentou fugir durante abordagem da PM e indicou residência onde estavam escondidos tabletes de maconha, dinheiro e uma balança de precisão
Publicado em 20/08/2026 às 15:34 - Atualizado em 20/08/2026 às 15:49 - Por Camila Borges