Levantamento técnico da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja) identificou que 18,5% das lavouras de milho da segunda safra em Mato Grosso do Sul estão em condições de baixo desenvolvimento. A situação afeta principalmente as regiões sul, sudeste e sul-fronteira do estado, onde a colheita já começou de forma pontual.
O estudo foi realizado na última semana de maio, quando o estado entrou no período de colheita, antecipado em cerca de duas semanas devido ao plantio adiantado. A deterioração nas lavouras é atribuída à presença de pragas, falhas no estande de plantas e sinais de estresse, como enrolamento e amarelamento das folhas.
Apesar dos problemas localizados, a expectativa de produtividade para Mato Grosso do Sul é de 80,8 sacas por hectare, com uma produção estimada em 10,2 milhões de toneladas — crescimento de 20,6% em relação ao ciclo anterior. Os dados contrastam com as condições observadas no centro, norte e oeste do estado, onde até 95,3% das áreas apresentam situação considerada boa.
A área cultivada nesta safra atinge 2,1 milhões de hectares. A Aprosoja prevê o pico da colheita para julho. Atualmente, a saca de milho está cotada a R$ 53,53 no mercado local.
A meteorologia alerta para chuvas e queda nas temperaturas nos próximos dias, sobretudo na metade sul do estado, o que pode impactar o ritmo da colheita. A previsão indica acumulados superiores a 40 milímetros em 24 horas, com possibilidade de tempestades, rajadas de vento e temperaturas variando entre 5°C e 10°C.
Classificação das lavouras
Segundo critérios da Aprosoja, uma lavoura é considerada ruim quando apresenta alta infestação de pragas, falhas significativas no estande de plantas, desfolhamento excessivo, enrolamento de folhas e amarelamento precoce, resultando em perdas expressivas de produtividade.
Já a classificação regular é atribuída a áreas com alguns problemas de pragas e plantas levemente amareladas, mas com potencial produtivo razoável. A condição boa é reservada a lavouras saudáveis, sem sinais de comprometimento, com expectativa de boa produtividade.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Congresso Brasileiro do Agronegócio discutirá prioridades para fortalecer o setor e a economia
Evento reúne especialistas para debater infraestrutura, segurança jurídica, inovação e investimentos, com foco nas propostas para o próximo ciclo presidencial
Publicado em 30/07/2026 às 17:18 - Atualizado em 30/07/2026 às 17:30 - Por Camila Borges
Oferta limitada sustenta valorização do milho durante a colheita
Produtores reduzem o ritmo das vendas de olho no mercado externo, enquanto disponibilidade limitada do cereal mantém valorização em diversas regiões do país
Publicado em 28/07/2026 às 18:03 - Atualizado em 28/07/2026 às 18:05 - Por Camila Borges
Investimentos em logística podem reduzir custos do agro em até 26% e fortalecer escoamento da produção no Norte de MS
Chapadão do Sul, Costa Rica e Sonora estão entre as regiões apontadas como prioritárias para ampliação ferroviária e melhoria da infraestrutura
Publicado em 22/07/2026 às 17:35 - Atualizado em 22/07/2026 às 17:40 - Por Camila Borges
Pecuária de MS mantém ritmo forte em 2026, com valorização da reposição e exportações em alta
Boletim da Famasul aponta estabilidade nos abates, preços acima de 2025 e demanda aquecida pela carne bovina
Publicado em 16/07/2026 às 16:34 - Atualizado em 16/07/2026 às 16:35 - Por Gabi Ferreira
IBGE prevê safra de 347,4 milhões de toneladas para 2026
Volume é 0,4% maior do que a safra do ano passado
Publicado em 14/07/2026 às 17:20 - Atualizado em 14/07/2026 às 17:23 - Por Gabi Ferreira
Soja reage no mercado internacional e impulsiona preços em Mato Grosso do Sul
Preço da saca avançou mais de 2% no Estado, enquanto Bolsa de Chicago e indicador Cepea também registraram valorização
Publicado em 09/07/2026 às 17:25 - Atualizado em 09/07/2026 às 17:38 - Por Gabi Ferreira
JBS fecha duas unidades nos EUA após país registrar menor rebanho bovino dos últimos 75 anos
Escassez histórica de bovinos pressiona a indústria americana e leva empresas a reduzir capacidade de processamento
Publicado em 16/06/2026 às 09:13 - Atualizado em 16/06/2026 às 09:14 - Por Gabi Ferreira
Gigante da celulose ameaça transferir investimento de R$ 27 bilhões para o Paraguai após impasse ambiental
Projeto bilionário da chilena CMPC no Rio Grande do Sul enfrenta questionamentos judiciais e pode deixar o Brasil caso não haja definição até o fim de 2026
Publicado em 16/06/2026 às 07:49 - Atualizado em 16/06/2026 às 07:50 - Por Gabi Ferreira
China e União Europeia ameaçam exportações de carne bovina do Brasil
Mesmo com possível aumento da oferta no mercado interno, especialistas não esperam redução significativa dos preços para os consumidores
Publicado em 01/06/2026 às 10:01 - Atualizado em 01/06/2026 às 10:14 - Por Gabi Ferreira